É impossível olhar para este dérbi lisboeta e não recordar, de imediato, o último.

Na última época, o calendário marcava 5 de março e o Benfica ía a Alvalade procurar roubar a liderança ao Sporting, depois de ter chegado a estar a 7 pontos de distância do rival.

Esta tarde os papéis estão invertidos, são os leões que chegam à Luz para ‘roubar’ a liderança aos pupilos de Rui Vitória, depois de, igualmente, terem chegado a estar a 7 pontos de distância.

Mas no futebol não há jogos iguais. Como costumam dizer os mais velhos “a bola é redonda e são onze de cada lado”. Além disso, este encontro entre os dois maiores clubes de Lisboa acontece numa fase prematura da época em que, aconteça o que acontecer, todos os pontos são recuperáveis.

Ao Benfica o empate chega para se manter na frente do campeonato, já a equipa comandada por Jorge Jesus precisa de vencer para destronar a liderança encarnada.

Capítulo 1 - Quem joga?

O Benfica é a equipa que mais tem a perder, caso decida arriscar num 11 fora do habitual ou numa composição tática mais ousada, pelo que Rui Vitória deverá manter-se fiel à escolha dos 11 titulares dos últimos jogos. A única alteração deverá ser a entrada de Mitroglou para o lugar do mexicano Raúl Jiménez.

O Sporting é a equipa que é chamada para atacar. Jorge Jesus, depois de ter utilizado o sistema de 3 defesas frente ao Légia, deve regressar ao seu 4-4-2 original. Esquecendo as dúvidas, Jesus deverá apresentar o seu 11 mais forte e o que tem levado a jogo durante o campeonato.

Capítulo 2 - As incógnitas

As incógnitas para o dérbi são três, e bem pesadas: Jonas, Adrien e Gelson.

O treinador do Sporting disse, na conferência de imprensa de antevisão ao jogo, que os dois internacionais portugueses não treinaram desde que os leões chegaram da Polónia e confirmou que estão em dúvida para o jogo na Luz.

No campeonato, o Sporting jogou por duas vezes sem Adrien e empatou esses dois mesmos jogos. A influência do capitão leonino é enorme e isso reflete-se nos pontos amealhados.

De Gelson não se pode dizer menos. Tem 2 golos marcados e 7 assistências, só no campeonato. É o 'reguila' que faz a vida negra a qualquer defesa lateral. Com as ausências de Eliseu e Grimaldo poderia, e pode, ser um dos maiores desequilibradores do jogo pelo corredor direito.

Já o artilheiro do Benfica continua em dúvida. Jonas está convocado e tem treinado sem limitações, mas, como se sabe, esteve vários meses parado pelo que lhe poderá faltar ritmo competitivo para um jogo de tão grande intensidade, como costuma ser um dérbi.

Capítulo 3 - Uma questão de vingança

A vitória do Sporting, o ano passado, por 3 - 0 marcou o fim de um jejum de 10 anos. Durante uma década os leões não foram capazes de vencer no estádio do seu maior rival. Agora, Rui Vitória quererá certamente dar voz ao passado e fazer daquele desaire uma mera exceção.

Mas o histórico de Rui Vitória em clássicos não abona a seu favor. A sua única vitória foi em Alvalade na segunda ronda da época passada. De resto conta com um empate, frente ao Porto, esta época. Os restantes embates resultaram todos em derrota.

O treinador das águias pede para se esquecer o passado e não vai em estatísticas. E ainda bem, porque elas não o favorecem. Também nos confrontos com Jorge Jesus, Rui Vitória não se tem dado muito bem. O anfitrião do dérbi desta tarde apenas venceu o atual técnico dos leões por 3 vezes, tendo somado ainda 1 empate e sido derrotado por 13 vezes.

Capítulo 4 - Os retornados

O embate de hoje marca também o regresso de Markovic ao estádio da Luz e o primeiro reencontro de Carrillo com os seus antigos companheiros de equipa.

O sérvio vai voltar a pisar o relvado do clube onde se sagrou campeão nacional, desta vez a envergar as cores do seu velho rival. No entanto, a saída do Liverpool, por empréstimo, para os leões não foi polémica, com os adeptos das águias a entenderem a necessidade de Lazar Markovic regressar ao campeonato que o projetou para o futebol europeu. Em declarações à Sporting TV, o extremo afirmou que não se sentir constrangido em enfrentar o seu antigo clube, e sublinhou: “vamos para ganhar”.

A saída do peruano André Carrillo não foi tão pacífica quanto isso e será interessante perceber como será o contacto com os seus antigos colegas de equipa, equipa técnica e com o presidente Bruno de Carvalho.

O extremo não se conseguiu, ainda, impor no Benfica, tendo atuado quase sempre na condição de suplente. Carrillo apresentou-se sempre muito longe da forma com que deu início à época passada, ainda de leão ao peito, e colocou em modo alerta alguns dos tubarões por essa Europa fora.

Capítulo 5 - O ditado popular

Costuma-se dizer que quem chega pior ao dérbi é quem costuma ganhar, mas aqui a situação é um pouco ambígua. Quem é que está pior?

Se olharmos somente para a tabela classificativa é o Sporting, porque, por uma questão objetiva, encontra-se em segundo lugar, a 2 pontos do Benfica.

Mas se pegarmos nas duas equipas e olharmos para o cômputo geral vemos que a situação não é assim tão linear.

As águias chegam a este embate no seu pior momento de forma. Em 5 jogos os pupilos de Rui Vitória somam 2 derrotas - seguidas - 1 empate e 2 vitórias.

Já os leões chegam à Luz com 3 vitórias e 2 derrotas, nos últimos 5 jogos. Sendo que um dos desaires é frente ao Real Madrid, após uma exibição muito elogiada e que a poucos adeptos soube a derrota.

Capítulo 6 - Ninguém é campeão à 13ª jornada

Este último capítulo recebe o título do que serão, muito provavelmente, as palavras do treinador da formação que sair do dérbi em segundo lugar. Ainda há muitos pontos para disputar.

Aliás, se o Benfica perder este embate continua, ainda assim, a depender dele próprio, uma vez que fica apenas a 1 ponto de distância do seu rival.

Já o Sporting precisa de vencer ou empatar para garantir que continua, igualmente, a depender só de si para vencer o campeonato.

O dérbi lisboeta joga-se esta tarde às 18:00 horas no estádio da Luz e ao minuto no SAPO24.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.