Em causa está a publicação pelo blog "O Artista do Dia" de 13 artigos com informação confidencial sobre o clube da Luz.

Detalha a publicação norte-americana que "a mensagem da Google  — ou mais especificamente dos seus advogados — explicava ao blogger, um homem na casa dos 30 anos, que o poderoso clube português SL Benfica requisitou à Google que fornecesse detalhes da sua informação pessoal porque tinha publicado 13 artigos contendo informação confidencial do clube numa plataforma detida pela Google".

Comparando o clube liderado por Luís Filipe Vieira com os Dallas Cowboys ou o Manchester United, Tariq Panja, autor deste artigo, escreve que o Benfica "agora quer vingar-se". Acrescenta ainda o artigo que "para entender como um blogger despretensioso em Portugal acabou intimado na Califórnia (...) ajuda perceber como as coisas se tornaram tão desesperantes para o Benfica desde que emergiram detalhes no ano passado sobre o funcionamento interno do clube. Entre outras coisas, foram divulgados documentos que sugerem que o clube tinha um plano para influenciar a liga e oficiais da federação, e até controlar árbitros em jogos de topo na primeira divisão. O Benfica recusa quaisquer maus atos".

Dando conta de que o blogger agora intimado está receoso — "eles podem falar com o meu patrão", disse com voz sumida. "Os meus filhos... pensei sobre isso tudo" —, detalha o jornal que os problemas do Benfica começaram na primavera de 2017, quando Francisco Marques, diretor de comunicação do FC Porto, apareceu num canal do clube e revelou detalhes sobre o funcionamento interno das águias, informação a que teve acesso através de documentos que lhe foram secretamente fornecidos. Cerca de "20 gigabytes de documentos e emails pertencentes a oficiais do Benfica foram partilhados consigo anonimamente, disse Marques", que terá "passado toda a base de dados à polícia", pode ler-se na publicação.

"Depois, em dezembro de 2017 começaram a aparecer num website misterioso chamado O Mercado do Benfica. Desde então, o conteúdo do site tem sido devorado pelos meios de comunicação local e blogs, incluindo O Artista do Dia", descreve o The New York Times.

Acrescenta o jornal que a Google não revelou ainda a identidade do blogger ao Benfica, mas que teoricamente pode fazê-lo se for obrigada pelo tribunal.

O blogger, que se encontrou com o The New York Times num café do aeroporto de Lisboa, disse ao jornal que tinha até 8 de outubro para apresentar uma objeção formal. Todavia, falhou o prazo. Ainda sem representante legal nos Estados Unidos, o blogger enviou um email "fervoroso" à Google pedindo que não cedam as suas informações pessoais ao clube.

"O que começou como um passatempo de final de noite, depois de deitar os miúdos, transformou-se num problema significativo, sujeito a forças que este não pode controlar", escreve o The New York Times.

A SAD do Benfica foi recentemente constituída arguida no processo ‘e-toupeira’, sendo ainda visada nos casos dos ‘e-mails’ e ‘vouchers’.

No caso 'e-toupeira', o Ministério Público (MP) acusou a SAD do Benfica de um crime de corrupção ativa, de um crime de oferta ou recebimento indevido de vantagem e de vinte e oito crimes de falsidade informática. Em causa está o acesso ilegítimo a informação relativa a processos que correm termos nos tribunais ou departamentos do Ministério Público a troco de eventuais contrapartidas ilícitas a funcionários.

O caso dos ‘vouchers’ decorre de declarações do presidente do Sporting, Bruno de Carvalho, em 05 de outubro de 2015, num programa televisivo da TVI, sobre ofertas do Benfica a equipas de arbitragem em todos os jogos que poderiam atingir um valor global por época a rondar os 250 mil euros.