Estávamos a 22 de setembro de 2019 quando Bernando Silva tweetou a imagem de Mendy em criança comparando-a com a personagem característica dos chocolates "Conguitos".

A situação criou polémica, com a Associação de Combate ao Racismo ‘Kick Out’ a pedir para que a FA tomasse medidas e Bernardo Silva apagou quase de imediato o ‘tweet’, lamentando que não seja possível “brincar com um amigo”.

Para além da suspensão de um jogo e da multa, o atleta terá ainda de assistir a sessões de esclarecimento presenciais, informa o clube em comunicado.

Segundo o clube, a Federação inglesa considerou que o tweet de Bernardo Silva foi "insultuoso e/ou impróprio e/ou descredibilizou" o jogo, na medida em que incluía "referência expressa ou implícita a raça e/ou cor da pele e/ou origem étnica".

No final de setembro, cerca de uma semana depois do sucedido, o jogador português, numa carta enviada à federação inglesa, lamentou o sucedido. Bernardo Silva juntou ainda um depoimento de Mendy, em que o companheiro de equipa no Manchetser City diz não ter ficado ofendido.

No entanto, o jogador acabou por ser acusado pela federação inglesa, que considerou o tweet uma "ofensa agravada" à sua regulamentação, nomeadamente por fazer referência à raça de Mendy.

No dia seguinte, o selecionador de Portugal, Fernando Santos, afirmou a 3 de outubro que é "um absurdo" a acusação de que Bernardo Silva foi alvo.

O treinador dos ‘Citizens’, o espanhol Pep Guardiola, também defendeu o internacional português, referindo que se tratou de “uma simples piada” entre Bernardo e Mendy, que são grandes amigos, acrescentando ser completamente errado pensar que o ‘tweet’ tinha conotação racista.

Também o rapper Valete se pronunciou sobre o assunto no final do mês passado, num vídeo publicado nas suas redes sociais. "Se nós pensarmos no caso do Bernardo Silva, a única coisa que eu sei naquele caso é que ele não teve a intenção de ser racista", refere o músico no vídeo que aborda ainda o problema do racismo estrutural em Portugal.

Recorde-se que o jogador de 25 anos, formado no Benfica, cumpre a sua terceira época ao serviço dos 'Citizens', onde chegou no verão de 2017 proveniente do Mónaco.

Na temporada passada, Bernardo Silva foi quase unanimemente considerado um dos principais jogadores do clube campeão inglês, tendo sido considerado o melhor jogador de época pelo clube. Pep Guardiola chegou a afirmar que achava Bernardo Silva o melhor jogador dessa época.

Adicionalmente, Bernardo Silva venceu o prémio de Melhor Jogador da Liga das Nações e está inclusivamente nomeado para a Bola de Ouro da France Football (juntamente com Cristiano Ronaldo e João Félix, numa lista de 30 nomeados).

Na presente temporada, o avançado português atuou em 17 jogos e apontou 5 golos ao serviço do atual segundo classificado da Premier League.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.