É um dia onde a rivalidade no futebol dá lugar a um sentimento de união que une todo o Brasil.

O Corinthians, em nome dos clubes brasileiros, anunciou uma proposta com duas medidas solidárias para com a Chapecoense. As sugestões incluem o empréstimo, sem custos, de jogadores para a época de 2017, e uma solicitação formal à Confederação Brasileira de Futebol para que a equipa de Chapecó não fique sujeita a uma descida para a Série B do Campeonato Brasileiro durante as próximas três temporadas.

Nesta última proposta, caso o Chapecoense termine o campeonato entre os quatro últimos classificados, será o clube que ocupe a 16ª posição o relegado para a divisão inferior.

No comunicado, os clubes dizem que este é o mínimo gesto possível ao seu alcance, "mas dotado do mais sincero objetivo de reconstrução desta instituição e de parte do futebol brasileiro que fora perdida hoje".

Chapecoense, campeão da Taça Sul-Americana

O Atlético Nacional, clube colombiano que iria amanhã enfrentar o Chapecoense na primeira-mão da Taça Sul-Americana de futebol, anunciou a intenção de ceder o título de campeão da competição à equipa de Chapecó.

"Além de estar muito preocupados com a parte humana, pensamos no aspecto competitivo e queremos publicar este comunicado onde o Atlético Nacional pede a Conmebol que o título da Copa Sul-Americana seja entregue à Associação Chapecoense de Futebol como prémio de honra à sua grande perda e homenagem póstuma às vítimas do fatal acidente que deixa o nosso desporto de luto. De nossa parte, e para sempre, Chapecoense campeão da Copa Sul-Americana 2016", diz o comunicado

A notícia da intenção foi divulgada pelo canal televisivo colombiano Teleantioquia.

Através das redes sociais, o emblema deixou ainda uma mensagem de choque pelo sucedido: "O Nacional lamenta profundamente e está solidário com o Chapecoense pelo ocorrido e aguarda informações das autoridades". Através do Twitter foi anunciada uma vigília amanhã no Atanasio Girardot, estádio da equipa de Medellin.

Por agora, a CONMEBOL, organizadora do campeonato, decidiu adiar todas as decisões sobre o futuro da competição. A final foi suspensa e o tema só voltará a ser debatido no dia 21 de dezembro.

Um 11 à disposição

O Libertad, do Paraguai, ofereceu o seu 'onze' titular para jogar pela Chapecoense em qualquer competição desportiva.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.