“Ontem [segunda-feira] recebeu um resultado inconclusivo e hoje [terça-feira] testou positivo. Nesse sentido estaria automaticamente ausente do jogo. Durante a tarde fomos informados pelas autoridades de saúde que não precisava de cumprir isolamento e poderia jogar, tendo em conta os antecedentes de infeção e os testes positivos de pesquisa de anticorpos. No entanto, momentos antes da partida informaram-nos que o atleta não estaria autorizado a jogar”, explicou o diretor clínico do Famalicão, Diogo Gomes, em conferência de imprensa no final do jogo.
Ao abrigo do protocolo estabelecido para o reinício do campeonato, a formação de João Pedro Sousa executou duas baterias de despistagem ao novo coronavírus durante a preparação do encontro com o rival minhoto, quatro semanas após três jogadores e dois elementos da estrutura dos ‘azuis’ terem acusado positivo à covid-19.
“O Rafael Defendi tem antecedentes de infeção desde março. Cumpriu sempre com as recomendações das autoridades de saúde, teve critérios de cura e recebeu alta ainda durante a suspensão da Liga. Posteriormente, num dos testes de rastreio, voltou a ter um resultado positivo assintomático. Uma vez mais, voltou a cumprir o isolamento, as normas sanitárias, apresentou critérios de cura e voltou a ter alta”, acrescentou Diogo Gomes.
Rafael Defendi, de 36 anos, tinha sido titular no triunfo caseiro diante do FC Porto (2-1), em 03 de junho, e foi rendido na terça-feira pelo compatriota Vaná Alves, que participou no triunfo do Famalicão na deslocação ao terreno do Gil Vicente, por 3-1, num encontro da 26.ª jornada, que permitiu aos ‘azuis’ igualarem o Sporting no quarto posto, com 43 pontos.
A pandemia de covid-19 já provocou quase 408 mil mortos e infetou mais de 7,1 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo o balanço feito pela agência francesa AFP.
Em Portugal, morreram 1.492 pessoas das 35.306 confirmadas como infetadas, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
O Famalicão venceu hoje na deslocação ao terreno do Gil Vicente, por 3-1, na abertura da 26.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, e igualou o Sporting, num jogo em que se estrearam as cinco substituições.
O Famalicão, que já tinha vencido o FC Porto (2-1) na partida de retoma do campeonato, adiantou-se no marcador aos 12 minutos, numa grande penalidade convertida por Fábio Martins, com Diogo Gonçalves a fazer o segundo golo, aos 42, enquanto Hugo Vieira marcou o único golo do Gil Vicente, aos 77, antes do terceiro dos famalicenses, num autogolo de Banguera, aos 90+1.
Com a vitória de hoje, o Famalicão está no quinto lugar do campeonato, com 43 pontos, os mesmos que o Sporting, que é quarto com menos um jogo, enquanto o Gil Vicente somou a segunda derrota consecutiva e está em 10.º lugar, com 30 pontos.
*Com Lusa
Comentários