"A Liga Portugal, em função do relatório favorável dado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), vai reabrir a bancada do Topo Norte do Estádio António Coimbra da Mota", pode ler-se no comunicado hoje divulgado.

O topo norte "será acessível já para o encontro da 21.ª jornada da Liga NOS, entre o Estoril Praia e o Sporting CP, aos portadores de bilhetes para o público em geral", refere a Liga, adiantando que "os associados do Sporting CP, por sugestão do clube visitado, farão o seu acesso através da Bancada Central Nascente. Esta decisão nada tem a ver com questões de segurança, mas com condições de acessibilidade, que estão alteradas, de forma temporária, face às obras em curso".

A bancada foi encerrada a 15 de janeiro, no encontro entre os estorilistas e o FC Porto em jogo da I Liga.

À data, o desafio entre os canarinhos e os dragões foi interrompido ao intervalo, quando o marcador estava 1-0 a favor dos estorilistas, devido a problemas de segurança na bancada norte, que motivaram a sua evacuação e obrigaram centenas de adeptos dos ‘azuis e brancos’ a descer para o relvado.

A evacuação teve lugar após relatos de adeptos portistas que afirmavam ter ouvido um estrondo e que diziam ter sentido a estrutura a abanar, a Liga declarou então a interdição da bancada, com a segunda parte do encontro a ser agendada para o dia 21 de fevereiro. O site oficial do porto revelou posteriormente imagens das fissuras na zona da bancada.

Chamado a dar o seu parecer, o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) determinou, no passado dia 19 de janeiro, que a área interior - onde foram registados maiores danos - é "uma estrutura independente" da bancada e considerou, por isso, que a segurança "não foi comprometida". Contudo, o relatório deixou também recomendações de melhorias a efetuar e defendeu um "melhor apuramento" das razões dos estragos detetados.

Na terça-feira, a receção do Estoril Praia ao Tondela, que a equipa de Ivo Vieira venceu por 3-0, foi realizada com a bancada norte encerrada ao público.

A Liga Portuguesa de Futebol Profissional fez  entretanto uma vistoria no local e declarou que a bancada norte se encontra em condições de ser reaberta. A Liga "entende que estão reunidos os requisitos mínimos exigidos, em termos de sanitários, bares e acessos, pelo que ratifica a decisão e parecer do LNEC que deu indicações para a reabertura da bancada do Topo Norte", lê-se no comunicado hoje divulgado.

O LNEC continuará a analisar a situação no local e ainda não tem data definitiva para a apresentação de um parecer definitivo.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.