Fonte oficial do gabinete de comunicação do Sport Lisboa e Benfica confirmou ao SAPO24 que as eleições para os órgãos sociais do Benfica foram antecipadas para 28 de outubro. O clube publicou depois um comunicado oficial a confirmar esta antecipação

O ato eleitoral, marcado para dia 30 de outubro, foi afetado pela proibição de circulação entre concelhos entre esse mesmo dia e 3 de novembro decretada pelo Governo como medida de combate à pandemia da Covid-19.

Hoje foi marcada uma reunião às 15:00 a pedido do presidente da Mesa da Assembleia Geral, Virgílio Duque Vieira, em conjunto com os mandatários das campanhas, para se proceder a uma decisão quanto às alternativas a tomar.

Segundo o Observador, a decisão pendeu entre o adiamento de uma semana quanto à data das eleições, ou o adiantamento do processo, indo de encontro aos estatutos do clube.

As eleições para os órgãos sociais do Benfica contam com quatro candidatos: Luís Filipe Vieira (lista A), que lidera o clube desde 2003, João Noronha Lopes (lista B), Luís Miguel David (lista C) e Rui Gomes da Silva (lista D, que foi vice-presidente do Benfica entre 2009 e 2016.

Luís Miguel David substituiu hoje Bruno Costa Carvalho na liderança da lista do movimento 'Todos P'lo Benfica', confirmou à Lusa fonte da candidatura, uma vez que o candidato inicial não cumpriu um dos atuais requisitos estatutários para se candidatar à presidência do clube, o de deter 25 anos consecutivos de sócio efetivo (com mais de 18 anos).

Vieira sucedeu a Manuel Vilarinho em 2003, frente a Jaime Antunes e Guerra Madaleno, foi reeleito em 2006, sem oposição, 2009, perante Bruno Costa Carvalho, 2012, diante de Rui Rangel, e em 2016, novamente como único candidato.

Leia aqui o comunicado oficial na íntegra:

Conforme é do conhecimento público não será possível a realização do ato eleitoral para os Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica na data inicialmente prevista, dia 30 de outubro, decorrente das rigorosas restrições anunciadas pelo Conselho de Ministros, de proibição de livre circulação de cidadãos entre concelhos, entre os dias 30 de outubro e 3 de novembro.

De acordo com o previsto agravamento da situação pandémica para os próximos tempos, conforme assumido publicamente pelos responsáveis e especialistas da área da saúde com a inerente implementação das mais variadas medidas de segurança e restrição.

Respeitando o rigoroso cumprimento dos Estatutos do Clube, que estabelece e define, nos termos do artigo 55, número 2, alínea a), que os atos eleitorais para os Órgãos Sociais do Clube (Mesa da Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal) devem realizar-se entre 24 e 31 de outubro, de quatro em quatro anos.

A Mesa da Assembleia Geral do Sport Lisboa e Benfica, reunida hoje com representantes das quatro listas candidatas às Eleições dos Órgãos Sociais do Sport Lisboa e Benfica, comunicou-lhes a decisão de antecipar e convocar o ato eleitoral para o próximo dia 28 de outubro de 2020, quarta-feira, nos termos e condições previstos na convocatória anteriormente publicada, designadamente quanto a horários e locais de voto. 

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.