Terça-feira, o treinador do Sporting Gijón, Abelardo Fernández, deixou o cargo na sequência de um acordo alcançado com o presidente do clube, depois da equipa ter somado apenas 12 pontos no fim da primeira volta.

Na conferência de imprensa de despedida, ‘Pitu’ Abelardo disse adeus, em lágrimas, ao clube do seu coração: “Choro por estas pessoas, por este clube e pelos adeptos que eu amo”.

Durante dois anos e meio, o antigo jogador do Barcelona comandou o Sporting de Gijón, mas a situação da equipa chegou a um ponto sem retorno que obrigou a um adeus forçado de Abelardo ao estádio El Molinón, casa do Gijón.

O adeus fez-se por entre lágrimas, emoção e uma demonstração de lealdade e humildade: o agora ex treinador abdicou de receber a indemnização de 4 milhões de euros a que tinha direito pela rescisão de contrato. “Como adepto do Sporting, e apesar de ter um acordo até 2020, não podia fazer isto ao clube que adoro. Eu fiz o mesmo noutros clubes e não iria agir de forma diferente aqui. Não tenho problemas de dinheiro. Há coisas mais importantes e a lealdade para com o meu clube está acima de tudo”.

De Pitu para Rubi

Nesta quarta-feira, o Sporting Gijón comunicou a a contratação do treinador Juan Francisco Ferrer, mais conhecido como Rubi, que rende Abelardo no banco do clube asturiano.

De acordo com a conta oficial no Twitter do Sporting Gijón, Rubi, que no ano passado comandou o Levante (não tendo evitado a descida ao segundo escalão), será apresentado já hoje como o novo técnico do clube.

“Estou muito orgulhoso pela confiança depositada em mim e na minha equipa técnica para darmos a volta à situação”, afirmou o treinador, de 47 anos, referindo-se ao 18.º e antepenúltimo posto, a quatro pontos da salvação, que o Sporting Gijon ocupa atualmente no campeonato.

Depois de ter passado grande parte da sua carreira na equipa B do Espanyol, Rubi foi adjunto do argentino Tata Martino no FC Barcelona, em 2013/14, tendo depois seguido carreira no Valladolid e Levante.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.