A Luso Lynx é uma equipa portuguesa de hóquei no gelo. Integra jogadores que fazem parte da seleção nacional, juntando portugueses, lusodescendentes, diáspora portuguesa e jogadores de outras nacionalidades que vivem em Portugal.

Debaixo da orientação técnica de Jim Alred, que acumula com o cargo de selecionador nacional, à falta de competição em Portugal aceitaram, no final do ano passado, o convite da Liga da Andaluzia de Hóquei no Gelo (LAHH).

Depois dos treinos em centros comerciais e pavilhões, integraram a competição que se realiza em Granada, no sul de Espanha.

Cumprida a fase regular, em que terminaram em 3.º lugar, cumpridos 10 jogos (sete vitórias, duas derrotas e um empate), a Luso Lynx deparou-se com uma situação insólita no ataque ao play-off que arranca no fim de semana de 18 a 20 de maio, em Granada, no palácio Igloo, e que ditará o campeão da Liga andaluz.

Com todas as despesas de equipamento, viagens, deslocações, hospedagem e alimentação, suportadas, até à data, por jogadores, depois “de tanto sacrifício e determinação dos nossos atletas”, sem patrocinadores e sem saberem se terão “jogadores suficientes para apresentar um plantel capaz de disputar estes jogos de eliminação nos play-offs", a equipa portuguesa decidiu fazer um peditório através das redes sociais.

Destinado a cobrir as despesas dos atletas, a equipa vem "pedir aos portugueses, [seus] fãs, a módica quantia de apenas 1 ou dois euros que seja, para ajudar os [...] atletas a terminarem esta época com orgulho. 100% para as despesas dos atletas”, lê-se na comunicação colocada no Facebook, na página oficial do Portugal Hockey no Gelo.

No calendário oficial a equipa portuguesa está colocada no Grupo 1 da LAHH onde defrontará, no dia 18, os Eagles Granada. O vencedor do encontro enfrentará no dia seguinte a formação do Mr. Taxi Hockey Club para chegar à final, marcada para dia 20. No Grupo 2, no embate Eagles B e os Grizzlies sairá a equipa que defrontará os Granada Grizzlies.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.