A seleção nacional feminina de Padel, campeã europeia em título, estreia-se hoje no Campeonato da Europa por Nações diante a Holanda (13h30), no Clube de Ténis do Estoril. Por sua vez, a equipa masculina defronta a República Checa.

Ontem, no arranque da XI edição do European Padel Championships, das 12 duplas nacionais em prova 11 garantiram a qualificação para os oitavos de final da competição de Pares, prova que decorre em paralelo ao Europeu por Nações.

“No geral, foi um dia muito bom para nós”, resumiu Juan Manuel Rodriguez, selecionador nacional. A derrota da dupla João Magalhães/António Nogueira, “surpreendeu” o treinador que vincou que as vitórias “mostram a superioridade dos jogadores portugueses” em relação à maioria dos atletas de outros países europeus.

Na cerimónia de abertura do European Padel Championships, João Paulo Rebelo, Secretário de Estado da Juventude e Desporto, declarou o “evento de interesse público”, elogiou o trabalho de Ricardo Oliveira, presidente da Federação Portuguesa de Padel, o responsável pela realização do Campeonato da Europa em Portugal e manifestou a ambição de ver a “seleção nacional ganhar o título” num campeonato da Europa, que acredita, “será um sucesso”.

Com chancela da Federação Internacional de Padel e Federação Portuguesa de Padel, organizado pela Smash Padel, o Europeu de Padel conta com a participação de 15 seleções masculinas e 12 femininas na competição por Nações, decorrendo paralelamente a prova por duplas. Ao todo, 216 jogadores marcam presença no complexo de Padel do Clube de Ténis do Estoril.