De acordo com a acusação, a que a Lusa teve acesso, no decorrer de um jogo de futebol entre o Rio Tinto e o Canelas 2010, a contar para a fase de subida do Campeonato Distrital do Porto, a 02 de abril de 2017, o jogador, quando ia ser advertido pelo árbitro por ter agredido a soco um adversário, agarrou o juiz pelo pescoço, fazendo-lhe uma “gravata”.

“E, de seguida, continuando a agarrá-lo pelo pescoço, puxou-lhe a cabeça para baixo e desferiu-lhe uma pancada com o joelho, atingindo-o na cara, especialmente no nariz”, refere.

Em consequência da agressão, o árbitro esteve doente durante 60 dias, com igual afetação da capacidade para o trabalho, acrescentou.

Por esse motivo, o árbitro pede uma indemnização de mais de 30 mil euros pelos danos causados.

Ainda de acordo com a acusação, quando o árbitro era socorrido pelo massagista da equipa do Rio Tinto, o arguido dirigiu-se a ele novamente, proferindo expressões intimidatórias da sua integridade física e suscetíveis de coartar a liberdade pessoal do ofendido.

O arguido, a aguardar julgamento em liberdade, está acusado de um crime de ofensa à integridade física qualificada e de um crime de ameaça agravada.

Além disso, está impedido de entrar em recintos desportivos e de contactar árbitros.

A acusação sustenta que o ex-jogador do Canelas 2010 teve “intenção de ferir e molestar fisicamente o ofendido”.

Na altura dos factos, o jogador do Canelas foi suspenso por quatro anos e cinco meses pela Comissão de Disciplina da Associação de Futebol (AF) do Porto.

Além da suspensão, o atleta teve ainda de pagar uma indemnização ao árbitro de 4.125 euros e à AF do Porto 20% desse montante.

Por seu lado, o Canelas 2010 foi sancionado com a pena de derrota no jogo com o Rio Tinto, a quem teve de pagar uma indemnização de 1.605 euros, a que acresceu um pagamento à AF Porto de 20% desse montante.

O clube de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto, foi ainda multado em mais 400 euros.

Depois do sucedido, os dirigentes do Canelas 2010 garantiram que o jogador não voltaria a representar as cores do clube.

A sessão está agendada para dia 16 de maio pelas 09:15.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.