Numa cerimónia que decorreu no Centro de Congressos da Alfândega do Porto, ficou definido que o primeiro jogo entre ‘grandes’ vai colocar frente a frente ‘dragões’ e ‘leões’ no fim de semana de 20 e 21 de agosto, no reduto dos ‘azuis e brancos’.

De resto, os campeões nacionais vão ser anfitriões dos dois principais rivais na primeira volta do campeonato, já que também recebem o Benfica à 10.ª jornada, marcada para 22 e 23 de outubro.

Nos primeiros dias de 2023 será disputado o primeiro dérbi ‘eterno’ da I Liga, com o Benfica a receber o Sporting, no Estádio da Luz, na 16.ª jornada, em 14 ou 15 de janeiro.

Tendo em conta que, como habitualmente, a segunda volta da competição é um ‘espelho’ da primeira metade, os dois rivais lisboetas voltarão a defrontar-se na 33.ª e penúltima jornada, em maio do próximo ano.

Na segunda volta, Sporting e FC Porto jogam no Estádio José Alvalade, em Lisboa, na 20.ª ronda, agendada para o fim de semana de 11 e 12 de fevereiro de 2023, enquanto o Benfica-FC Porto, no Estádio da Luz, será disputado na 27.ª ronda, em 07 ou 08 de abril de 2023.

Já o Sporting de Braga receberá os ‘leões’ logo à primeira jornada, visita o FC Porto na oitava ronda e será anfitrião do Benfica em 27 ou 28 de dezembro, na 14.ª jornada, que marcará o regresso da I Liga, após seis semanas de interrupção, devido à realização do Mundial2022, que vai decorrer no Qatar, entre 21 de novembro e 18 de dezembro.

Os ‘arsenalistas’ têm a receção ao eterno rival minhoto Vitória de Guimarães prevista para a quinta ronda, no início de setembro, ao passo que o dérbi portuense entre FC Porto e Boavista realiza-se à 13.ª jornada, em novembro, no Bessa.

A 89.ª edição da I Liga inicia-se no fim de semana de 06 e 07 de agosto e termina entre 27 e 28 de maio de 2023, sendo que os dois jogos do ‘play-off’, entre o 16.º classificado do escalão principal e o terceiro colocado da II Liga, estão previstos para 03 e 11 de junho do próximo ano.

Na última época, o FC Porto sagrou-se campeão nacional pela 30.ª vez, ao terminar a I Liga portuguesa com um recorde de 91 pontos, para destronar o Sporting, segundo colocado, com 85, ao passo que o recordista de troféus Benfica fechou o pódio, com 74.

FC Porto arranca defesa do título de campeão da I Liga com receção ao Marítimo

O FC Porto vai começar a defesa do título de campeão da I Liga portuguesa de futebol com uma receção ao Marítimo.

Depois de terem conquistado o campeonato pela 30.ª vez, dois anos após o último cetro, em 2019/20, e festejado a nona ‘dobradinha’ da sua história, os ‘dragões’ começam em casa como nas duas épocas anteriores, desta feita ante os insulares, 10.ºs em 2021/22.

Esse jogo está previsto para o fim de semana de 6 e 7 de agosto e segue-se à disputa da Supertaça Cândido de Oliveira entre FC Porto e Tondela, finalista vencido da Taça de Portugal e despromovido à II Liga, no dia 30 de julho, no Estádio Municipal de Aveiro.

A jornada inaugural do campeonato tem como duelo de cartaz a visita do vice-campeão Sporting ao terreno do Sporting de Braga, quarto classificado em 2021/22, enquanto o Benfica, que fechou o pódio, medirá forças com o Arouca no Estádio da Luz, em Lisboa.

‘Dragões’ e ‘leões’ têm entrada direta na fase de grupos da Liga dos Campeões, que se disputa entre 06 e 07 de setembro e 01 e 02 de novembro, tal como os ‘arsenalistas’ em relação à ronda principal da Liga Europa, prevista de 08 de setembro a 03 de novembro.

Já a estreia das ‘águias’ na I Liga estará intercalada com a participação na terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões, cujo adversário vai ser sorteado em 18 de julho, em Nyon, na Suíça, estando as duas mãos agendadas para 02 ou 03 e 09 ou 10 de agosto.

Igual calendarização tem o Gil Vicente, quinto classificado na última temporada, que vai abrir o campeonato com uma receção ao Paços de Ferreira, a meio do duplo embate da terceira ronda preliminar da Liga Conferência Europa, agendado para 04 e 11 de agosto.

O também ‘europeu’ Vitória de Guimarães, sexto em 2021/22, medirá forças em Chaves, praticamente uma semana depois de encarar os húngaros do Puskás Académia, em 21 e 28 de julho, na segunda pré-eliminatória da mais jovem competição europeia de clubes.

A primeira ronda reúne ainda os jogos Estoril Praia-Famalicão e Portimonense-Boavista, ao passo que o Rio Ave, campeão da II Liga, receberá o Vizela, com o Santa Clara a ‘apadrinhar’ nos Açores o regresso à elite do Casa Pia, 83 anos após a única presença.

Num sorteio efetuado através da chave 773746 e com condicionantes à mistura, a 34.ª e última ronda prevê o jogo entre Sporting e Vizela em Alvalade e as deslocações do FC Porto a Guimarães, do Benfica aos Açores e do Sporting de Braga a Paços de Ferreira.

O campeonato vai parar na passagem da 13.ª para a 14.ª jornadas, face à realização do campeonato do Mundo de 2022, entre 21 de novembro e 18 de dezembro, num hiato de quase mês e meio que será colmatado com a renovada fase de grupos da Taça da Liga.

As 34 jornadas da 89.ª edição da principal competição futebolística nacional vão decorrer entre os fins de semana de 06 e 07 de agosto e 27 e 28 de maio de 2023, com as duas partidas do ‘play-off’ de acesso à elite agendados para 03 e 11 de junho do próximo ano.

Na última época, o FC Porto sagrou-se campeão nacional pela 30.ª vez, ao terminar a I Liga portuguesa com um recorde de 91 pontos, para destronar o Sporting, segundo colocado, com 85, ao passo que o recordista de troféus Benfica fechou o pódio, com 74.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.