A longa espera de 18 meses sem voar na água chegou ao fim. A 9ª temporada da GC32 Racing Tour, competição internacional de vela de catamarãs de alta performance, está a decorrer em Lagos. Um mês mais tarde, a cidade algarvia volta a receber a prova, entre 28 de julho e 1 de agosto.

Seis equipas e respetivas tripulações perfilam-se no campo de regatas de Lagos para travar uma "batalha" até 4 de julho.

O favoritismo recai no Alinghi de Ernesto Bertarelli, vencedor do GC32 Racing Tour em 2019, que também assegurara o título mundial nestas mesmas águas. A Red Bull Sailing Team, liderada pelo duplo campeão olímpico austríaco Roman Hagara e Hans-Peter Steinacher, surge como o principal desafiador.

Dos restantes, o skipper-proprietário francês Erik Maris já conduziu Zoulou (França) ao pódio antes, há os estreantes o Swiss Foiling Academy (Suíça), de Julien Monnier e o leme Loic Forestier como co-skippers e o Team Rockwool Racing (Dinamarca), liderados por Nicolai Sehested (Volvo Ocean Race e World Match Racing Tour), e, por fim, o veterano da America's Cup, Pierluigi de Felice, marcará presença a bordo do Black Star Sailing Team de Christian Zuerrer (Suíça).

Estão previstas cinco regatas para o dia de hoje.