No Estádio do Dragão, no Porto, numa partida com início marcado para as 20:15, João Pinheiro vai ser coadjuvado por Rui Licínio e Nuno Eiras, tendo Jorge Sousa como quarto árbitro e Carlos Xistra como videoárbitro.

Este será o primeiro clássico para João Pinheiro, de 30 anos, tal como já tinha acontecido com Nuno Almeida na meia-final da Taça da Liga entre ‘leões’ e ‘dragões’.

Esta temporada, o árbitro da associação de Braga já arbitrou duas partidas do Sporting, na vitória em casa frente ao Desportivo das Aves (3-0), na I Liga, e no empate em casa do Belenenses (1-1), na Taça da Liga.

Desde 29 de dezembro de 2016 que João Pinheiro não arbitra jogos do FC Porto, depois de ter estado no empate caseiro com o Feirense (1-1), na Taça da Liga.

FC Porto e Sporting começam a discutir presença na final da Taça de Portugal

As duas equipas vão apresentar-se com estados de espírito opostos: enquanto o FC Porto recuperou a liderança do campeonato, o Sporting caiu do primeiro para o terceiro lugar da prova, em igualdade com o tetracampeão Benfica, ao perder por 2-0 no estádio do Estoril Praia.

A derrota sofrida frente aos ‘canarinhos’, que estava em zona de despromoção, constituiu também o primeiro desaire da equipa treinada por Jorge Jesus nas competições nacionais, um estatuto que passou a ser detido em exclusivo pelos ‘dragões’.

A equipa orientada por Sérgio Conceição não deverá contar com o influente médio Danilo, mantendo-se em dúvida André André e Marcano, enquanto os ‘leões’ deixaram em Lisboa Bas Dost, melhor marcador da equipa, enquanto Gelson viajou para o Porto, mas poderá não recuperar a tempo.

Em 18 de abril – data ainda a confirmar –, Sporting e FC Porto decidem o apuramento para a final da Taça de Portugal, na segunda mão das meias-finais, que se disputa em Alvalade, já depois de se terem reencontrado no Dragão, em 02 de março, na 25.ª jornada da I Liga.

Na outra meia-final, defrontam-se os estreantes Desportivo das Aves e o Caldas, do Campeonato de Portugal, que visita o lanterna vermelha da I Liga a 28 de fevereiro, antes de fechar a eliminatória no seu campo, também a 18 de abril.