O marchador dos ‘leões’ somou três títulos neste domingo - 20 km (veteranos), 35 e 50 km –, garantindo o 50.º título nacional da carreira sénior nas diversas distâncias.
Miguel Rodrigues e Miguel Carvalho, ambos do Benfica, completaram o pódio nos 35 km. Nos 50 km, o segundo lugar foi de Pedro Santos (Juventude Vidigalense) e o terceiro de Pedro Isidro (Benfica).
Os três primeiros garantiram marcas de qualificação para a Taça da Europa nos 50 km.
Em femininos, face à ausência da campeã e recordista nacional Inês Henriques, que esteve em Porto de Mós, mas não competiu devido a lesão, a vitória nos 35 km foi para Mara Ribeiro, do Benfica, que garantiu mínimos para a prova de 50 km da Taça da Europa.
O segundo lugar na distância foi para Sandra Ribeiro, do Oliveira do Douro, que se sagrou campeã de 50 km, competindo sozinha.
Em Porto de Mós competiram cerca de 150 atletas, merecendo nota a confirmação de Joana Ponte, do Leiria Marcha Atlética, que conseguiu marca de qualificação júnior para a Taça da Europa.
"Este título sabe a ouro"
"Este título sabe a ouro. Mas não é um título: são três títulos conquistados numa manhã", disse João Vieira, lembrando a conquista dos 20 km em veteranos e assumindo-se "bastante satisfeito".
"Vou desfrutar nos próximos dias. Não é coisa nova para mim: hoje atingi o 50.º título da minha carreira desportiva a nível de seniores. Mas o mais importante era fazer a marca de qualificação aos 50 quilómetros para o campeonato do mundo", referiu o atleta do Sporting.
Em Porto de Mós, os objetivos de João Vieira foram alcançados "com muito sofrimento", porque a principal meta era apenas conquistar os 35 km porque a época ainda está no início.
"Não me preparei muito bem para os 50 km, porque é muito cedo. Mas tento ganhar tudo: o objetivo eram os 35 km e depois desfrutar os 50 km. Foi o que aconteceu e vamos continuar, porque há mais campeonatos para ganhar. Vou representar o Sporting ao mais alto nível e vou dar tudo dentro da pista e na estrada para ganhar provas", referiu.
Já a campeã feminina, Mara Ribeiro, assumiu ter ficado surpreendida com a prestação nos campeonatos de Porto de Mós.
"Surpreendi-me a mim própria. Não estava à espera desta marca. Consegui fazer um novo recorde pessoal e mínimos para os 50 km para a Taça da Europa", disse.
A atleta do Benfica destaca a ausência de Inês Henriques, que lhe permitiu chegar ao título.
"A Inês hoje não estava cá, infelizmente, porque estava lesionada e consegui ser campeã nacional. Se ela estivesse, ganhava, como é óbvio. Ela tem um andamento muito acima. Ainda tenho de crescer muito", referiu.
Mara Ribeiro salienta a prova em que "as coisas foram muito positivas".
"Comecei a época tarde e não fiz muitos quilómetros. Não estava vento e isso ajudou. Foi o meu dia!", assumiu.
Resultados:
Masculinos
- 35 Km:
1. João Vieira (Sporting), 2:40.14 horas
2. Miguel Rodrigues (Benfica), 2:40.37.
3. Miguel Carvalho (Benfica), 2:42.34.
4. Hélder Santos (LMA-L), 2:48.41.
5. Pedro Santos (Juventude Vidigalense), 2:52.32.
- 50 km:
1. João Vieira (Sporting), 3:51.46 horas
2. Pedro Santos (Juventude Vidigalense), 4:17.04.
3. Pedro Isidro (Benfica), 4:21:00.
4. Cristiano António (CAS), 4:39:27.
5. Manuel Marques (CFOD), 4:58:30.
Femininos:
- 35 km:
1. Mara Ribeiro (Benfica), 3:00:56 horas
2. Sandra Silva (CF Oliveira do Douro), 3:30:29.
3. Alexandra Lamas (ACRSD), 3:35:08.
50 km:
1. Sandra Silva (CF Oliveira do Douro), 5:07.10 horas
Comentários