Os minhotos precisavam vencer, em casa, os turcos do Konyaspor e esperar que o Marselha perdesse em casa com o vencedor do grupo I, o Salzburgo, mas os planos saíram totalmente falhados: os vimaranenses não foram além de empate 1-1 e os gauleses, de Rolando, terminaram o seu jogo 0-0 e avançam na prova.
O francês Mehdi Bourábia (15), com grande remate de fora da área, deu vantagem ao Konyaspor, com Turan (77), azarado, a permitir um empate num jogo com um remate de cada equipa à trave.
A Real Sociedad de Kevin Rodrigues poderia passar no grupo L em primeiro lugar, mas, quando devia vencer, perdeu em casa 3-1 para o Zenit São Petersburgo, num grupo em que Rosenborg e Vardar não deram grande luta.
Os israelitas do Hapoel Be’er Sheva, com Miguel Victor a suplente, perderam em casa 2-0 com os eslovacos do Viktoria Plzen, que assim passaram na qualificação o Steaua de Bucareste, que caiu para segundo com derrota 2-1 ante os seus adeptos perante os suíços do Lugano.
No grupo H, o Estrela Vermelha venceu o Colónia por 1-0 e junta-se ao Arsenal nos 16 avos de final, enquanto o Athletic Bilbau passou em primeiro na ‘poule’ J, com triunfo 2-0 em casa dos ucranianos do Zorya Lugansk, destronando da liderança os suecos do Ostersund, que empataram 1-1 em casa do Hertha de Berlim.
Lazio e Nice já tinham garantido os dois primeiros lugares no grupo K, que tinha ainda o os belgas do Zulte Waregem e os holandeses do Vitesse.
Horas antes, o Sporting de Braga perdeu 2-1 na Turquia frente ao Basaksehir, mas garantiu o primeiro lugar no grupo C.
O extremo bósnio Visca (10), nas costas de Jefferson, colocou os turcos na frente, mas Raúl Silva (55), de cabeça, empatou: Belozoglu (77), de penálti, duvidoso, ‘arrancado’ com simulação do ex-arsenalista Mossoró, fez o 2-1 final, mas o Ludogorets apenas empatou 1-1 em casa do Hoffenheim, pelo que os minhotos terminaram em primeiro, com os búlgaros a passar em segundo.
Quanto aos outros portugueses, ao Slavia de Praga de Danny bastava o empate em casa com o Astana para se qualificar, mas perdeu 1-0, com tento do bósnio Anicic (36) e com isso ficou pelo caminho.
Com André Silva no ‘onze’, o AC Milan baqueou por 2-0 em casa dos croatas do Rijeka, mas já tinha garantido o primeiro posto, enquanto no grupo E a Atalanta garantiu o primeiro lugar em detrimento do Lyon de Antony Lopes, após triunfo por 1-0.
O Lokomotiv Moscovo de Manuel Fernandes e do suplente Éder (entrou aos 59) venceu 2-0 na visita aos checos do Zlin, concluindo o grupo F na frente.
No sorteio de segunda-feira, os quatro melhores terceiros classificados da ‘champions’ (CSKA Moscovo, Atlético de Madrid, Leipzig e Sporting) juntam-se ao pote dos vencedores dos 12 grupos da Liga Europa.
Os quatro piores terceiros da Liga ‘milionária’ (Nápoles, Spartak Moscov, Celtic e Borussia Dortmund) ficam com os segundos classificados da Liga Europa.
Comentários