A marca “Cristiano Ronaldo” vale 102 milhões de euros, o que faz do capitão da seleção nacional o futebolista mais valioso da atualidade. No melhor ano de sempre da sua carreira, conforme o próprio classificou, o valor cresceu quase 50% em comparação com o ano anterior. Esta é a principal conclusão de um estudo do Instituto Português de Administração e Marketing (IPAM) que analisou a visibilidade, perfil e valor comercial da marca que assina com o nome do melhor jogador do mundo.
Quase um mês depois de ter ganho a 4ª Bola de Ouro da Revista France Football, umas horas depois de ser eleito, pela décima primeira vez consecutiva, para a equipa do ano da UEFA e nas vésperas da atribuição do primeiro Prémio FIFA “the Best”, o estudo do IPAM, coordenado por Daniel Sá, revela que o valor da marca do capitão da seleção portuguesa cresceu 77,7 milhões desde 2011. A performance desportiva e a visibilidade fora das quatro linhas ajudam a explicar esta galopante inflação.
A análise ao valor de mercado da estrela planetária do Real Madrid foi desenvolvida através de uma metodologia científica denominada Sports Reputation Index, que contabilizou numa escala de zero a 100 pontos o potencial de mercado de Ronaldo em seis dimensões - receitas, media, web, palmarés, social e impacto – e 28 variáveis, avaliando a reputação, popularidade e notoriedade.
De acordo com esta métrica, Cristiano Ronaldo é o futebolista com maior notoriedade, nacional e internacional, atingindo 94 pontos numa escala de 0 a 100.
No indicador Receitas (salários e valores auferidos por contratos relacionados com direitos de imagem), Cristiano Ronaldo atinge um valor de 100 pontos, sendo um “campeão” da faturação. A revista Forbes escreve que o camisola 7 foi o atleta com maiores rendimentos no mundo em 2016, auferindo 49 milhões de salário, e prémios anuais, a que se soma mais de 28 milhões de euros em direitos de imagem.
Um campeão em campo e nas Redes Sociais
O valor máximo (100) da marca é também atingindo na web e nas redes sociais, “demonstrando que o jogador tem uma exposição significativa nas principais referências da web, transformando-o no futebolista com a maior visibilidade mundial”, pode ler-se no estudo.
118 milhões de seguidores no Facebook, 85 milhões no Instagram, 49 milhões no Twitter, 56 milhões de referências no Google e 10 milhões de vídeos no YouTube sobre o futebolista português ajudam a explicar o fenómeno.
Próximo do topo, no indicador Social, que avalia o impacto na sociedade, nomeadamente na “comunidade científica, índices de celebridades e prémios e distinções obtidas”, Cristiano Ronaldo atinge os 98 pontos, o que demonstra que CR7 vale muito mais para além daquilo que produz em campo. Com uma projeção social equiparada a estrelas do cinema e da música, como nota estatística, o estudo do IPAM revela que existem 15.951 livros na Amazon com referências a Ronaldo, que também é referenciado em 32.567 artigos científicos.
Desde a primeira edição do estudo, realizada em 2011, a avaliação da marca Cristiano Ronaldo tem vindo a crescer à medida que os prémios, performance e resultados desportivos se multiplicam na vida do jogador.
Olhando para o que se passa no tapete verde, o estudo do IPAM enumera que ao nível de troféus Ronaldo soma atualmente 22 grandes competições conquistadas, 692 jogos disputados em clubes e 136 encontros com as cores nacionais, “fez o gosto ao pé” por 503 vezes e soma 130 distinções individuais. Tudo num ano em que com a camisola do Real Madrid conquistou a Liga dos Campeões e o Mundial de Clubes da FIFA e foi campeão europeu com as Quinas ao peito.
Em 2011, a marca Cristiano Ronaldo foi avaliada em 24,5 milhões de euros, aumentando para 40 milhões de euros em 2012 e para 43 milhões de euros em 2013. Em 2014 a avaliação da marca subiu para 54 milhões de euros - o dobro de 2011.
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