Reinaldo Teles faleceu esta quarta-feira, aos 70 anos. O administrador não executivo da SAD do Futebol Clube do Porto estava internado no Hospital de São João desde o final de mês de outubro.

A notícia foi inicialmente avançada por vários órgãos da comunicação social como a RTP e SIC Notícias. Pouco depois, a informação era confirmada pelo FC Porto no seu site oficial.

"A ligação do antigo atleta, seccionista, diretor, vice-presidente e administrador da SAD do FC Porto, no papel de associado, estendia-se há mais de meio século, desde 1967", recorda o clube.

Com prognóstico reservado, passou a respirar através um ventilador e inspirou cautelas redobradas, até porque era considerado um paciente de risco, face à pandemia de covid-19, em virtude da idade e do historial clínico associado a problemas cardíacos.

Natural de Paços de Ferreira, Reinaldo Teles era também conhecido como o ‘eterno braço direito’ do presidente Pinto da Costa, nas quase quatro décadas em que lidera o clube.

"Reinaldo Teles integrou o leque de administradores da SAD e do clube portista e, lado a lado com o amigo e presidente Pinto da Costa, contribuiu para as imensas vitórias portistas que engrandecem as vitrinas da instituição tripeira", lê-se no site dos ‘dragões’.

Depois dos títulos conquistados no pugilismo nos anos 70, Teles foi seccionista das modalidades do clube antes ingressar no futebol, em 1982, primeiro como diretor-adjunto, e quatro anos depois, como diretor. Em 1988, o dirigente passou o ser responsável pelo departamento de futebol sénior.

No início dos anos 90, passou a integrar a direção de Pinto de Costa como vice-presidente, seguindo-se, mais tarde, o cargo de administrador executivo da SAD, passado a não-executivo já este ano.

Em 1989 recebeu o "Dragão de Ouro" para dirigente do ano, sendo que em 1994 seria distinguido com o estatuto de "Sócio Honorário" do FC Porto. Em 1998, seria condecorado com o "Dragão de Honra".

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.