Depois de empatar em 1 a 1 no tempo regulamentar e no prolongamento, a Inglaterra venceu a Colômbia por 4 a 3 na disputa por grandes penalidades, esta terça-feira em Moscovo, e garantiu a vaga para enfrentar a Suécia nos quartos de final da Mundial de futebol.

O guarda-redes Jordan Pickford agarrou a última cobrança batida por Carlos Bacca e viu Eric Dyer converter a penalidade decisiva para assegurar a classificação inglesa. Antes, os golos chegaram na segunda parte do tempo regulamentar, com Harry Kane a abrir o marcador, aos 57 minutos, e Yerry Mina empatando de cabeça, aos 90+3.

A vitória inglesa encerra jejum da English Team em disputas por penáltis. Noutras sete vezes em que definiu a classificação nas penalidades em grandes competições, incluindo Europeus e Mundiais, a Inglaterra só venceu numa delas, nos quartos de final do Euro-1996 contra Espanha.

Harry Kane chegou aos seis golos e lidera de maneira isolada a luta pelo meior número de golos neste mundial. O belga Romelu Lukaku e o português Cristiano Ronaldo têm quatro golos — mas o luso já foi eliminado.

James Rodríguez não foi chamado para o jogo e acompanhou a partida da bancada, por causa de uma lesão na perna direita. E a Colômbia sentiu muito a falta do seu principal jogador.

Nos quartos de final, que vai disputar pela nona vez e primeira desde 2006, a Inglaterra medirá forças com a Suécia - que hoje bateu a Suíça por 1-0 -, num embate marcado para sábado, em Samara.