Daiya Seto, campeão mundial de natação nos 200 e 400 metros e grande esperança japonesa na luta pelas medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio, no próximo ano, foi afastado de competições oficiais e treinos até o final do ano, após revelações sobre um relacionamento fora do casamento.

O nadador japonês de 26 anos, casado e com dois filhos, aceitou a punição imposta pela federação japonesa de natação, desculpando-se pelo seu "comportamento irresponsável", em nota divulgada na terça-feira.

Assim como as celebridades locais da indústria do entretenimento (música, cinema, televisão), os atletas japoneses devem ter um comportamento exemplar e qualquer desvio é severamente punido.

Um tablóide local publicou um vídeo de Daiya Seto a caminho de um hotel com a sua amante em setembro.

Apesar da sanção, o nadador poderá treinar por conta própria para os Jogos Olímpicos,  adiados para 2021 devido à pandemia do coronavírus.

O multimedalhado nadador japonês é ainda o atual campeão mundial dos 400 metros estilos, título que defendeu com sucesso em 2015, em Kazan, na Rússia. Seto conquistou ainda o bronze na mesma prova nos Jogos Olímpicos Rio2016, no Brasil.