É provável que, quando João Moutinho e Radamel Falcao, provavelmente confortavelmente sentados num sofá no Principado, viram que o adversário do Pote 2 que saiu em sorte ao Monaco era o FC Porto, tenham sorrido. Afinal de contas, alguns dos melhores anos das suas carreiras foram precisamente passados na Cidade Invicta.

O conjunto monegasco, orientado pelo português Leonardo Jardim e cabeça-de-série no sorteio, teve uma época de sonho na temporada passada, que culminou com a conquista do campeonato francês (batendo os milhões do Paris Saint-Germain) e a chegada às meias-finais da Liga dos Campeões, caindo apenas aos pés da Juventus.

E a prova da incrível época dos “meninos de Jardim” veio no final da temporada com as saídas milionárias de Bernardo Silva (50 milhões de euros) e Mendy (57,5 milhões de euros) para o Manchester City e de Bakayoko para o Chelsea (40 milhões de euros). Adicionalmente, aquela que é a coqueluche dos monegascos, Kylian Mbappé, de apenas 18 anos, tem sido assediada por meia Europa do futebol, pelo que é provável que ainda possa sair do Principado até ao fecho da janela de transferências.

Ainda assim, o conjunto monegasco continua a estar recheado de talento. Para além de um onze inicial onde costumam pontificar os nomes de Jemerson, Fabinho, os portugueses Moutinho e Rony Lopes, Lemar ou Falcao, a equipa treinada por Leonardo Jardim conta ainda com a promessa belga Youri Tielemans (contratado por 20 milhões de euros ao Anderlecht), Guido Carrillo ou Adama Traoré, fazendo do Monaco uma equipa jovem, mas muito talentosa.

E já que falámos em reencontros e sorrisos, que dizer daqueles que Ricardo Quaresma e Pepe devem ter feito por perceber que voltariam a pisar o relvado do Dragão? O Besiktas, bicampeão turco, é outro dos adversários dos azuis-e-brancos na fase de grupos da Liga dos Campeões.

Os turcos, comandados por Senol Günes, têm um plantel recheado de estrelas. Para além dos já mencionados Quaresma e Pepe, a equipa conta ainda com nomes como Adriano (defesa-esquerdo que passou pelo Barcelona), Gary Medel (chegado este ano do Inter de Milão), Lens (extremo holandês que chegou também este ano, proveniente do Sunderland), Ryan Babel (também extremo, também holandês), Álvaro Negredo (contratado nesta temporada ao Valência) e um nome bem conhecido de todos os benfiquistas: Anderson Talisca.

Depois de dois campeonatos consecutivos, a aposta do Besiktas parece ser dar o salto a nível europeu. Assim, prometem ser escaldantes os jogos entre os portistas e os turcos, já a 13 de setembro no Dragão (é a primeira jornada do grupo) e a 21 de novembro em Istanbul.

Por último, uma incógnita. O RB Leipzig, clube fortemente apoiado pela marca de bebidas energéticas Red Bull e que conseguiu a proeza de, na temporada passada, terminar na 2.ª posição do campeonato no ano em tinha subido ao principal escalão do futebol alemão.

À semelhança do Monaco, o RB Leipzig é um conjunto o talento abunda na mesma proporção da juventude. Dayot Upamecano (defesa-central francês de apenas 18 anos), Timo Werner (ponta de lança alemão de 21 anos e autor de 20 golos na temporada passada), Marcel Sabitzer (avançado austríaco de 23 anos, que apontou 9 tentos na época transata) e, principalmente, Naby Keita, talentoso médio maliano de 22 anos que tem sido apontado a meia Europa do futebol, são nomes que, com bastante certeza, darão que falar nos próximos anos.

Em estreia na Liga dos Campeões, o vice-campeão alemão procurou reforçar-se, ainda que a política de contratações não tenha mudado: Jean-Kévin Augustin (20 anos, custou 13 milhões de euros proveniente do Paris Saint-Germain), Konrad Laimer (médio austríaco de 20 anos que chegou proveniente do clube “irmão” RB Salzburg) e o português Bruma (contratado por 12,5 milhões de euros ao Galatasaray) chegaram a Leipzig para acrescentar qualidade e (ainda mais) juventude ao conjunto germânico.

É caso para dizer que “os putos vão andar à solta”, dia 17 de outubro na Alemanha e dia 1 de novembro no Porto. À atenção de Sérgio Conceição.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.