A FAW foi multada em 18.750 euros por exibir uma coroa de flores e um mosaico de papoilas a comemorar o Dia do Armistício [que assinala o fim da I Guerra Mundial], no empate 1-1 contra a Sérvia, em Cardiff, de qualificação para o Mundial2018.
“Recebemos por escrito as justificações que levaram o Comité Disciplinar da FIFA a aplicar as sanções. Na sequência disso, já informámos a FIFA da intenção de recorrer”, refere a FAW em comunicado.
Esta decisão da FAW surge após as federações inglesa de e escocesa terem anunciado a intenção de recorrerem do castigo da FIFA por também terem usado símbolos evocativos do Dia do Armistício.
Tal como a FAW, a FA e a SFA foram multadas após os jogadores ingleses e escoceses terem envergado braçadeiras negras com uma papoila vermelha durante os seus jogos de qualificação para o Mundial2018, em novembro de 2016, perto da data comemorativa do fim da I Guerra Mundial.
Os regulamentos impedem as equipas de usar símbolos políticos, religiosos ou comerciais durante os jogos e, refere a FIFA, tanto a Inglaterra como a Escócia foram alertados para o facto de poderem incorrer em sanções se o fizessem.
Em causa está o uso de uma papoila vermelha – um símbolo usado no Reino Unido em homenagem aos soldados mortos e feridos durante a I Guerra Mundial – no equipamento durante os jogos das seleções de Inglaterra, Escócia e País de Gales.
Comentários