Vasco Uva, ex-capitão nacional da seleção nacional de râguebi, fará parte do Rugby Centurions, um clube exclusivo no qual só entram os jogadores com mais de 100 internacionalizações pelas suas seleções.
Uva é o único português a marcar presença na gala inaugural no próximo dia 23 de novembro no Hilton Hotel London ao lado de Brian O’Driscoll, Irlanda, John Smit, África do Sul, Richie McCaw e Dan Carter, Nova Zelândia, entre outras “lendas vivas” do râguebi mundial, sendo, igualmente, o único jogador amador deste clube dos 100.
Para o ex-Lobo, “a responsabilidade de ser o único português e o único jogador amador a integrar o clube é enorme”, esperando que o fato de estar ao lado dos 53 ilustres nomes do râguebi mundial possa “honrar uma vez mais as cores do nosso país”, escreveu Vasco Uva no Facebook.
Recorde-se que Vasco Uva, atual jogador do Grupo Desportivo Direito, fez o primeiro jogo pela seleção nacional em fevereiro de 2003 contra a Geórgia e cumpriu a 100ª internacionalização em maio de 2015 com o Quénia, em Nairobi. Abandonou a seleção nacional em março de 2016 com 101 jogos oficiais com a camisola dos “Lobos”.
Para John Smit, membro fundador do Rugby Centurions, “Este é um clube único e pioneiro. O râguebi é o primeiro desporto a celebrar a nível mundial os seus “centuriões”, e encontrámos aqui a oportunidade de devolver ao râguebi uma parte do tanto que este desporto nos deu”, anunciou num vídeo na página oficial do evento. O sul africano escreveu ainda que as “100 internacionalizações foi uma das “maiores bênçãos que teve” e que o “Rugby Centurion’s é um clube mágico para fazer parte”, em virtude de tudo o que lhe ensinou e de lhe ter proporcionado amigos e família.
Comentários