“Nós acreditamos que podemos vencer todos os jogos, porque é a única maneira de termos esperança de ainda sermos campeões”, atirou Rúben Amorim quando questionado sobre se o principal objetivo do Sporting para o dérbi estaria em assegurar a ‘Champions’ ou continuar a lutar pelo título de campeão nacional.

Em conferência de imprensa, na Academia de Alcochete, o técnico dos ‘leões’ frisou que “enquanto for matematicamente possível” lutar pela revalidação do título, “a motivação está sempre no máximo”, mas admitiu, por outro lado, que garantir pelo menos o segundo lugar assume particular importância para o futuro do projeto do clube.

“Garantindo a ‘Champions’, podemos planear a próxima época com cada vez mais certezas. E, para nós, tem um grande impacto. Vamos jogar com um clube [Benfica] que não tem assim, se calhar, tanto impacto em termos financeiros, de preparação para a próxima época. Para nós, é essencial”, observou Amorim.

No entanto, o treinador lembrou que aquilo que o Sporting fez “na Luz”, vencendo por 3-1, no encontro da primeira volta, “eles [Benfica] também podem fazer em Alvalade” e, por isso, será um jogo de “50-50”, apesar de manter a confiança da altura, quando afirmou que, se pudesse, apostaria na sua equipa para vencer.

“Prognósticos, vou dizer o mesmo da primeira volta. Se tiverem de apostar, apostem no Sporting. Eu apostaria no Sporting. Tenho essa convicção, sabendo que um dérbi é 50-50, mas apostaria certamente na minha equipa para vencer este jogo”, completou.

Nessa altura, as principais casas de apostas desportivas atribuíam o favoritismo aos ‘encarnados’, mas, volvidos apenas quatro meses, o cenário inverteu-se e Amorim lembrou que “é esse o caminho” que o clube pretende fazer e que o objetivo “é ter um Sporting que seja sempre favorito em qualquer jogo”.

O técnico reconheceu, ainda assim, que “o Sporting vive um momento bom” e que isso pode ter influência na atribuição do favoritismo, mas repetiu a convicção de poder derrotar os ‘encarnados’, mesmo contra a crença popular.

“Antigamente, quando era mais jovem, dizia-se sempre que a pior equipa ganhava os dérbis. Eu não acredito nisso e, portanto, acredito que o Sporting vai voltar a vencer o dérbi”, concluiu.

Amorim confirma que Slimani “é opção”

“Sim, o Slimani é mais uma opção, poderá começar no banco, poderá começar como titular”, respondeu Rúben Amorim, em conferência de imprensa, quando questionado sobre se o argelino, que ficou fora da convocatória na jornada anterior, poderia regressar à equipa.

De acordo com o técnico dos ‘leões’, Slimani “teve uma semana de acordo com a exigência do grupo, mas principalmente de acordo com o jogador que ele é”, e isso fez com que voltasse a contar com o avançado, depois de, há uma semana, ter admitido que o deixou de fora por não ter treinado ao nível que lhe era exigido.

“É mais uma opção e a equipa fica mais forte com o Slimani”, concluiu o treinador dos campeões nacionais.

Sobre outras opções, Amorim não abriu o jogo e mesmo questionado diretamente sobre se Feddal teria recuperado de lesão, ‘aproveitou’ o facto de ter sido interrogado também pela homenagem que os ‘leões’ irão prestar ao antigo central Mathieu para ‘furtar-se’ a responder, sem ter sido percetível se o fez intencionalmente.

Destacou, porém, outros nomes do grupo, como “o Pablo [Sarabia], o Pote [Pedro Gonçalves], que está a voltar, o Slimani, o Paulinho” e mesmo “o Edwards, que está cada vez melhor”, quando questionado sobre se irá mover uma marcação especial ao avançado do Benfica Darwin Núñez.

“Em relação ao Darwin [Núñez], não há muito a fazer. Nós jogamos à zona, não fazemos marcação individual, temos atenção às características. Talvez por o Rafa estar de fora, pode jogar numa posição diferente”, analisou.

Segundo Amorim, “essa é a única atenção” que a equipa técnica irá dar ao melhor marcador da I Liga nesta temporada, que lidera a tabela com 24 golos.

“Nós ficamos muito no que temos. Não temos nenhum plano especial, apenas olhamos para as características do que podem apanhar, se é o central do meio, no caso de jogar a avançado, se é o central direito ou o lateral direito”, analisou Amorim.

O Sporting recebe o Benfica no domingo, às 20:30, no Estádio José Alvalade, numa partida da 30.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol que terá arbitragem de Fábio Veríssimo (AF Leiria).

Em caso de vitória, a equipa orientada por Rúben Amorim aumenta para 12 pontos a vantagem para o terceiro lugar e assegura a entrada direta na Liga dos Campeões 2022/23, pelo que os ‘encarnados’ jogam tudo por tudo para reduzir para seis pontos a diferença para os ‘leões’.

Sporting e Benfica já se defrontaram duas vezes nesta temporada, tendo a vitória pertencido aos ‘verde e brancos’ em ambas as ocasiões. Na primeira volta da I Liga, venceram por 3-1, no Estádio da Luz, e na final da Taça da Liga levaram a melhor por 2-1, em Leiria.

SYL // AMG

Lusa/Fim