Ronnie O’Sullivan é o novo número 1 mundial de snooker. Aos 43 anos, o pentacampeão mundial (2001, 2004, 2008, 2012 e 2013) regressa ao topo do ranking mundial nove anos depois, ultrapassando o seu compatriota Mark Selby, que reinava há 4 anos.

Com a vitória no Tour Championship, no Venue Cymru, em Llandudno (País de Gales), o inglês O’Sullivan, não só igualou um recorde histórico e mítico do escocês Stephen Hendry, ao conquistar o 36.º título em provas de ranking da World Snooker na carreira como, acima de tudo, iguala o galês Ray Reardon (1983), seis vezes campeão do mundo e seu mentor tático.

Antes de triunfar em Gales, O’Sullivan tinha saído vencedor na final do Coral Players Championship em Guild Hall, Preston, um evento no qual, há 26 anos, o então jovem de 17 anos venceu o UK Championship (Campeonato do Reino Unido).

Nesse mesmo local, em Preston, ao bater o australiano Neil Robertson tornou-se, no passado 10 de março, no primeiro jogador de snooker a atingir as 1000 entradas centenárias.

Como nota, o “Rocket”, jogador profissional desde 1992, atingiu até à data 104.ª finais, 51.ª em provas de ranking. Nos últimos 18 meses, participou somente em metade (8) dos torneios pontuáveis. Com mais de 1 milhão de libras de prémios, venceu o Tour Championship, no Xangai Masters, Champion of Champions, UK Championship e Players Championship.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.