As atenções estão a meio da tarde de sábado no Estádio José Alvalade (15:30), no duelo entre o líder FC Porto e o Sporting, com os ‘leões’ a oito pontos e em perigo de iniciar a segunda metade do campeonato praticamente fora da corrida ao título.
O Sporting chega ao clássico depois de ter perdido em Tondela (2-1), o que deixou a equipa treinada pelo holandês Marcel Keizer em situação muito complicada, no quarto lugar da Liga, e perante a possibilidade de, se perder, ficar a 11 pontos da frente.
Em contrapartida, o campeão FC Porto ‘respira’ tranquilidade na liderança, com mais seis pontos do que o Sporting de Braga e sete do que o Benfica, após a 18.ª vitória consecutiva, entre todas as competições.
O risco está todo do lado do Sporting, que chega ao jogo sem Acuña (castigado), mas que poderá já ter o holandês Bas Dost, jogador que foi baixa em Tondela, por lesão, e é o melhor marcador da equipa (dez golos) e segundo na Liga.
A ronda traz ainda deslocações difíceis a Sporting de Braga e Benfica, com os bracarenses a visitarem na quinta-feira o Portimonense (20:15), que não perde em casa desde a primeira jornada, em agosto, somando desde então dois empates e cinco vitórias.
A equipa treinada por António Folha conseguiu vencer Sporting (4-2), Benfica (2-0) e Vitória de Guimarães (3-2), num ‘onze’ em que se destacam jogadores como o japonês Nakajima, que foi dispensado da seleção por lesão, o brasileiro Paulinho ou o colombiano Jackson Martinez.
Será um duro teste para o Sporting de Braga, que no campeonato apenas perdeu fora de casa na visita ao Benfica e ao FC Porto, embora ainda tenha empatado com Vitória de Guimarães e Santa Clara.
O Benfica terá o segundo jogo com orientação do interino Bruno Lage, após a saída de Rui Vitória, com a deslocação aos Açores na sexta-feira (18:00), frente a um Santa Clara que não vence em casa há cinco jogos e tem melhor registo fora.
Em casa os açorianos perderam já com FC Porto e Sporting, com ambos por 2-1, e empataram a 3-3 com Sporting de Braga.
Também na sexta-feira, o Desportivo das Aves (17.º e penúltimo), sem vencer na Liga há seis jornadas (cinco derrotas e um empate) recebe o Feirense (16.º), que tem desde 26 de agosto oito derrotas e seis empates.
Ao jogo de ‘aflitos’ segue-se na mesma sexta-feira um duelo perto da zona ‘europeia’, com o Vitória de Guimarães (6.º) a receber o Moreirense (5.º), num momento em que as duas equipas estão separadas por três pontos.
Em ronda que antecede os quartos de final da Taça de Portugal, a meio da semana, para domingo estão agendados os últimos três jogos, com o Nacional (11.º) a receber o Belenenses (7.º), o Desportivo de Chaves (18.º) o Tondela (12.º), e o Rio Ave (10.º) o Vitória de Setúbal (13.º).
Antes, no sábado e após o clássico Sporting-FC Porto, o Boavista (14.º) recebe o Marítimo (15.º), com as equipas separadas por dois pontos.
Comentários