O líder Sporting ‘tremeu’ na quarta-feira perante o Belenenses SAD, mas conseguiu salvar um empate em tempo de compensação e manter a invencibilidade no campeonato português.

Na partida da 28.ª jornada, o Belenenses SAD esteve próximo de somar a segunda vitória em Alvalade em mais de 60 anos, graças aos dois golos do colombiano Mateo Cassierra, um em cada parte (13 e 54 minutos), mas acabaram por ver ‘esfumar-se’ o triunfo nos instantes finais da partida.

O central uruguaio Coates reduziu a desvantagem aos 83 minutos e o cabo-verdiano Jovane Cabral, que tinha sido lançado no decorrer da etapa complementar, fixou a igualdade aos 90+6, na conversão de uma grande penalidade, algo que João Mário tinha enjeitado no primeiro tempo.

A formação ‘leonina’ segue no topo, com 70 pontos, e continua a ser a única invicta na competição, mas desperdiçou seis pontos nas últimas quatro rondas, ao averbar três empates.

O Sporting tem agora sete pontos de vantagem sobre o segundo colocado, FC Porto (63), que poderá reduzir esta margem para quatro, caso vença esta quinta-feira o Vitória de Guimarães, no fecho da ronda.

Muito se tem debatido a forma do clube de Alvalade nas últimas jornadas ou se o conjunto leonino vai ou não aguentar a pressão na liderança até ao fim.

Rúben Amorim, durante a conferência de imprensa de antevisão ao encontro com os ‘azuis’, admitiu que a sua equipa está a sentir algumas dificuldades para marcar golos – nos últimos cinco jogos não marcaram mais do que um em cada partida –, mas salientou que não é por falta de oportunidades.

"São fases do campeonato. Não conseguimos marcar. Obviamente que estamos a ter dificuldades, mas temos mais oportunidades. Temos falhado muitos golos. Temos tido dificuldades como todas as equipas têm tido. Vamos tentar marcar mais golos amanhã (hoje), mas, se for por 1-0, lá terá de ser", afirmou.

Ruben Amorim parece ter razão. É que esta quarta-feira o conjunto leonino não marcou só um, mas a bola tardou a entrar apesar dos 27 remates e do penálti desperdiçado na 1.ª parte. Foi preciso Coates "subir ao 7.º andar" e marcar o seu sétimo golo da época (o quinto no campeonato, tantos quantos tem o seu compatriota uruguaio Darwín Nunez, do Benfica). 

Nas últimas quatro jornadas o Sporting não perdeu nem foi derrotado, mas cedeu três empates. O FC Porto não jogou, mas vem de cinco vitórias seguidas e caso vença na quinta-feira, tal resultado pode significar uma recuperação de 6 pontos face aos leões neste período.

Uma análise pelos dados que a Playmaker Stats disponibilizou permite perceber também que o Sporting apesar de manter a invencibilidade no campeonato volvidos 28 encontros, já perdeu mais pontos (8) na 2.ª volta do que nas 18 jornadas que compõem primeira (6). 

Até esta noite o Sporting também nunca tinha estado a perder por dois golos. Não fosse o penálti convertido por Jovane (7.º golo esta época, o 4.º na Liga, e o 5.º penálti convertido em 5 ocasiões de leão ao peito) e os adeptos do FC Porto já faziam contas no planeta dos "ses".

E que planeta é esse? Num cenário perfeito para os dragões, se o Sporting perdesse diante do Belenenses SAD esta noite e a turma de Sérgio Conceição vencesse o Vitória SC na quinta-feira, a diferença entre ambos seria só de três pontos. E a tão pouca distância, seria normal que os adeptos começassem já a olhar para a próxima jornada.

É que, em teoria, o Sporting tem uma deslocação complicadíssima a Braga e o FC Porto vai ao reduto do Moreirense. Novamente, num cenário hipotético e no planeta dos "ses", em caso de vitória em Moreira de Cónegos e numa derrota na Pedreira, os azuis e brancos apanhavam os leões na tabela classificativa. Por tudo isto, é normal que o coração dos adeptos leoninos palpite e as próximas jornadas sejam seguidas com grande entusiasmo e nervosismo. Mas estar a traçar este tipo de cenários seria também estar reduzir o trabalho do Vitória SC, Moreirense e SC Braga. E se há algo que este campeonato já provou é que não há jogos fáceis — em qualquer terreno.

Em jeito de remate, no entanto, há algo que se deve frisar: com o SCP de Amorim é precisar esperar até ao fim para saber fazer contas. É que com o golo de Jovane, os leões somaram o sétimo golo nos descontos nesta época e o 18.º nos últimos 15 minutos de jogo. Estrelinha, sorte, suor, dedicação, acreditar. Seja o que for, a verdade é que o Sporting vai atrás do resultado até ao fim. E, como lembrou Ruben Amorim na conferência de imprensa no final do jogo, "o pior Sporting da época está invicto após a 28.ª jornada".

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.