Entre as medidas para combater o calor projetadas pelos promotores de Tóquio2020, a decorrer de 24 de julho a 09 de agosto, está o uso de canhões de neve artificial e também natural de Minamiuonuma, uma cidade da região de Niigata (noroeste).

No entanto, esta região que habitualmente apresenta neve abundante no inverno está a atravessar incomummente um período de temperaturas altas, bem como a ausência de chuva.

“Esta é a primeira vez que não acumulamos neve no início do ano”, referiu uma autoridade local ao jornal Mainichi, acrescentando que os atuais 15 centímetros guardados nas instalações de armazenamento estão muito longe dos 1,5 metros do ano passado.

O plano elaborado pelos organizadores de Tóquio2020 previa acumular a neve entre o final do inverno e o início dos Jogos Olímpicos e transportá-la em contentores refrigerados, por comboio ou camiões, até às instalações olímpicas de futebol e basquetebol, em Saitama (norte de Tóquio).

No local, os promotores planeavam instalar tendas perto dos locais das competições para que os espetadores pudessem refrescar-se e fugir, momentaneamente, das altas temperaturas que habitualmente se verificam na região, cuja sensação térmica aumenta devido aos altos níveis de humidade durante o verão.

Parte dessa neve também seria ensacada e entregue aos espetadores para ajudar a combater o calor.

No entanto, o plano corre sérios riscos de falhar, devido ao facto de a cidade de Minamiuonuma não ver neve há mais de 10 dias e nos dias em que nevou, acumulou apenas um máximo de 10 centímetros.

A cidade não estabeleceu um plano de contingência específico para este caso, embora as autoridades considerem retirar neve de outras áreas que registaram maior acumulação de neve, embora a sua transferência seja mais cara do que o esperado.

A Agência Meteorológica do Japão (JMA) prevê que a falta de neve continuará na região.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.