Vasco Ribeiro é o novo campeão nacional da Liga Meo de surf. O surfista de Cascais conseguiu hoje, sábado, o 3º lugar o Bom Petisco Cascais Pro, quinta e última etapa da Liga 2017 que decorreu no Guincho, o suficiente para garantir o 4º título nacional da carreira (igualando o recorde de Ruben Gonzalez).

Pedro Henrique e Miguel Blanco, que também tinham hipóteses de chegar ao cetro, também continuam em prova, enquanto Tiago Pires, que matematicamente também podia alcançar o título, não participou na competição.

Ao conquistar o título nacional, Vasco Ribeiro, 22 anos, campeão do mundo de juniores em 2014, garantiu o wildcard do MEO para o MEO Rip Curl Pro Portugal, etapa portuguesa do circuito mundial de surf da World Surf League (WSL).

“Fazia parte dos objetivos, sobretudo, quando anunciaram que o vencedor do título receberia o wildcard para o mundial em Peniche”, sublinhou Vasco Ribeiro que, em 2015, classificou-se em 3º lugar no Moche Rip Curl Pro, em Peniche, perdendo, então, nas meias-finais perante o brasileiro Ítalo Ferreira.

Para a 10.ª e penúltima etapa do circuito mundial, a disputar em Peniche, entre 20 e 31 de outubro, e onde se irá juntar a Francisco Morais, Vasco Ribeiro conta com uma ajuda de peso: a parceria entretanto estabelecida com Tiago Pires.

No feminino, com o título nacional já entregue a Carol Henrique, no Guincho, a surfista local, Camilla Kemp, venceu a última etapa e sagrou-se, pela segunda vez consecutiva, vice-campeã nacional.

Carol Henrique depois do nacional, a Europa

Carol
créditos: Pedro Mestre/ANSurfistas

Nas senhoras, o título nacional já estava entregue à bicampeã nacional Carol Henrique.
A surfista de Cascais, 22 anos, conquistou, na sexta-feira, o título europeu de surf da World Surf League (WSL), a primeira vez que uma surfista portuguesa alcança este troféu.

Depois de liderar o ranking europeu durante a maior parte do ano, a recém-coroada bicampeã nacional conseguiu o título no Anfaplace Pro Casablana, prova do circuito mundial de qualificação.