Richard Brisius e Johan Salén são os novos rostos da Volvo Ocean Race, substituindo o anterior CEO Mark Turner que se demitiu semanas antes do arranque da edição 2017-2018 da regata à Volta do Mundo que partiu de Alicante a 22 de outubro e passou por Lisboa, de onde saiu no passado dia 5 para a Cidade do Cabo.

Brisius e Salém vão assumir o cargo de Presidente e Vice-Presidente. Juntos fundaram a Atlant Ocean Racing e colaboraram em sete edições da Volvo Ocean Race nos últimos 28 anos, tendo gerido a Team SCA, a equipa feminina que participou na última edição da Volvo Ocean Race.

Tendo começado como velejadores em 1989-1990, como gestores de equipas venceram com o EF Language (1997-1998) e com o Ericsson 4 (2008-2009).

“É uma honra, estar novamente envolvido na Volvo Ocean Race. Esta prova está no epicentro do desporto náutico e tem sido um pilar em grande parte da minha vida,” sublinhou Brisius atual CEO da empresa criada pelo Comité Olímpico Sueco, que está a trabalhar na candidatura da Suécia aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Inverno em 2026, e vai manter-se neste cargo.

Referindo-se à largada da 2ª etapa, que liga Lisboa à Cidade do Cabo, “é impossível não ficar impressionado com a forma como nos apresentamos aos acionistas e público,” referiu Salén. “Temos de trabalhar em conjunto com a Volvo e todos os acionistas, incluindo as futuras equipas, velejadores, parceiros comerciais, para criar algo ainda maior”, continuou. Reconhecendo que processo começou com a atual equipa de gestão (Mark Turner) adiantou ser importante “ter um plano claro para o futuro, quer em termos de calendário e tipo de barco, bem como, da oferta comercial”, concluiu.

Em relação a esta nova dupla à frente da organização da maior regata à volta do mundo, Henry Sténson, Presidente do Concelho de Administração da Volvo Ocean Race vincou a experiência de ambos. “Tanto o Richard como o Johan têm esta prova no seu ADN, tendo competido como velejadores e liderado em conjunto projetos comerciais vencedores como o Ericsson 4 e o EF Language” e “estamos confiantes que podemos construir em cima do que o Mark nos trouxe, e com isto garantir uma sólida estrutura para o futuro”, rematou.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.