“Esperamos dentro de dias cumprir a adjudicação da obra do terminal de carga aqui do aeroporto das Lajes”, adiantou na cerimónia de atribuição da certificação da base aérea das Lajes para a utilização permanente pela aviação civil.
Vasco Cordeiro realçou a “importância fundamental para o desenvolvimento económico” da ilha Terceira e dos Açores daquela infraestrutura, reivindicada há vários anos pelos empresários.
“Após as formalidades de cedência e de aquisição pela região do espaço onde será instalado, está dentro de dias em condições de ser adjudicada a obra, na sequência do concurso público que atempadamente já lançámos”, reiterou.
A construção de um novo terminal de cargas nas Lajes é prometida desde 2007 pelo Governo Regional, mas o processo carecia de autorização do Ministério da Defesa.
Em março de 2016, foi publicado em Jornal Oficial o concurso para a construção do terminal de carga, com o preço base de 4,6 milhões de euros.
Em maio de 2018, foi publicado um despacho conjunto dos secretários de Estado do Tesouro e da Defesa, em que é desafetada uma parcela de terreno do domínio público militar para o domínio público privado do Estado, que foi alienada ao Governo Regional dos Açores para a construção do terminal de cargas, por uma contrapartida financeira de 148 mil euros.
O novo terminal de carga tem sido uma das principais reivindicações da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo e foi uma das obras em atraso que motivaram uma pronúncia, por iniciativa própria, da Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo, aprovada por unanimidade, em maio deste ano.
Comentários