De acordo com uma nota da Infraestruturas de Portugal (IP), “foi concluída a empreitada de reabilitação dos pilares e fundações das pontes sobre o Rio Criz (I e II), na EN234”, na zona de Mortágua e de Santa Comba Dão, no distrito de Viseu, e “na Ponte de São João de Areias na EN234-6”, sobre o Mondego, na região de Santa Comba Dão.

As obras implicaram “um investimento de cerca de sete milhões de euros no reforço das condições de segurança e de circulação na rede viária na albufeira da Agueira, no distrito de Viseu”, sublinha a empresa na mesma nota, enviada hoje à agência Lusa.

Nas duas pontes sobre o rio Criz, com extensões de cerca de 180 metros e de 300 metros, foram substituídas “as fundações existentes nos pilares localizados no interior da albufeira, através da execução de estacas” e reparadas “patologias estruturais e de durabilidade nos pilares e capitéis”, refere a IP.

Na travessia mais extensa sobre o afluente do rio Dão foram também reforçados os fustes de pilares, “através da execução de ‘encamisamento’ em betão armado” e foi feito o “levantamento do tabuleiro e substituição dos aparelhos de apoio da ponte”.

Na ponte em São João de Areias, com “vão total com 260 metros de extensão”, a empreitada envolveu “reforço das fundações com estacas, nos pilares localizados no interior da albufeira”, e com microestacas e ‘encamisamento’ “até ao nível de máxima cheia e preenchimento do interior com betão”, além da “reabilitação geral até à cota de topo de todos os pilares e proteção geral da face exterior dos pilares”, indica a Infraestruturas de Portugal.

“A concretização destas intervenções, de elevada complexidade ao nível técnico, assegura a reposição dos níveis de estabilidade estrutural nas travessias sobre a albufeira da Agueira bem como o levantamento dos condicionamentos à circulação anteriormente existentes”, conclui a empresa.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.