Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, é o mentor das tarifas que têm feito correr muita tinta nas últimas semanas. Essas taxas vão levar, obviamente, à subida de preços de alguns produtos e com base nisso mesmo, e de acordo com uma reportagem da Bloomberg, têm havido uma corrida a um produto específico nas últimas semanas, nomeadamente a Iphones.

Diz a reportagem que há relatos de trabalhadores de diferentes lojas da Apple a comprovar este aumento de procura, com os clientes a mostrarem-se particularmente preocupados com o impacto das tarifas.

“Todos os clientes me perguntam se os preços vão subir. As pessoas entram apressadas e fazem perguntas”, disse um trabalhador à Bloomberg.

São várias as informações nos últimos dias a dar conta que a Apple poderá ter de aumentar preços, no caso dos Iphone poderão chegar a uma subida de 40%.

A grande maioria dos Iphone é construída na China, o país mais impactado com esta história das tarifas, dado que Donald Trump impôs um total de 145% de taxas sobre produtos deste país.

Atenta a esta situação, a própria Apple já colocou mãos na massa e realizou uma verdadeira operação para diminuir os impactos, tendo enviado por via aérea cerca de 600 toneladas de iPhones diretamente da Índia para os EUA.

Esta manobra foi feita pouco antes do prazo final para que as novas taxas alfandegárias começassem a ser aplicadas sobre produtos eletrónicos importados.