
António Costa falava aos jornalistas no quartel da Pontinha, concelho de Odivelas, depois de confrontado com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), segundo os quais a economia portuguesa terá crescido 2,1% no primeiro trimestre em termos homólogos e 0,4% em cadeia.
Para o primeiro-ministro, esses dados "estão em linha com o previsto" pelo Governo, já que se antevia para este ano "um menor ritmo do crescimento da economia portuguesa, em linha com a evolução da economia europeia".
"Mas o Governo tem a expectativa com o trimestre que já está a decorrer que a economia venha a registar um melhor resultado", disse.
Na perspetiva do primeiro-ministro, há dois indicadores que levam o executivo minoritário socialista a sustentar esse otimismo em relação ao resto do ano.
Em primeiro lugar, segundo o líder do executivo, "está o facto de logo no primeiro trimestre o investimento ter possuído um crescimento significativo, o que é importante".
"Por outro lado, verifica-se pela evolução das contribuições para a Segurança Social que o ritmo de redução do desemprego e de criação de emprego continua bastante acelerado", apontou.
No entanto, António Costa insistiu que a estimativa do Governo para 2018 prevê "um ritmo de crescimento menor do que no ano passado, em linha com aquilo que acontece na economia europeia".
De acordo com a estimativa rápida hoje divulgada pelo INE, o Produto Interno Bruto (PIB), em termos homólogos, aumentou 2,1% em volume no primeiro trimestre de 2018 (2,4% no trimestre anterior) e, comparativamente com o quarto trimestre de 2017, o PIB aumentou 0,4% em termos reais (0,7% no trimestre anterior).
Comentários