"A campanha publicitária em questão respeita inequivocamente toda a legislação, tendo um contexto perfeitamente admissível e compreensível, principalmente, no seio do público alvo a que se destina. A Altice Portugal centra o seu comentário numa total estranheza sobre a matéria em causa, onde não se vislumbra qualquer fundamento para tal postura que consideramos incompreensível ou então claramente forçada por objetivos que preferimos não conhecer", respondeu a empresa à agência Lusa.

O Instituto de Apoio à Criança criticou na sexta-feira um anúncio televisivo da ‘Moche’ devido à utilização de “imagens de uma criança associadas a linguagem agressiva”, solicitando à Direção-Geral do Consumidor a abertura de um processo.

“Tais imagens acompanhadas da expressão ‘Destrói os teus amigos sem gastar Net’ são suscetíveis de prejudicar o desenvolvimento saudável da criança, na medida em que veiculam mensagens que atentam contra o princípio fundamental da inviolabilidade da vida humana e os sentimentos positivos associados à amizade”, refere o instituto em comunicado.

A Altice Portugal defende-se dizendo que "é uma empresa que se rege por rígidos padrões de responsabilidade e respeito pela dignidade humana" e que "rejeita por isso de forma liminar as críticas dirigidas ao filme publicitário, campanha que manterá no ar".

O Instituto de Apoio à Criança solicitou à Direção-Geral do Consumidor que providenciasse no sentido de dar início a um processo contraordenacional contra a empresa, alegando que o referido anúncio “atenta contra a dignidade humana e, ao apelar à destruição dos amigos, acaba por incitar à violência em vez de combatê-la” e que viola o Código da Publicidade.

(Nota: O SAPO24 é a marca de informação do portal SAPO, propriedade da MEO - Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A, detida pela Altice)