"O aumento das reclamações ficou a dever-se, sobretudo, às reclamações relativas ao crédito hipotecário e ao crédito aos consumidores, cuja média mensal aumentou, respetivamente, 32,4% e 10,4% relativamente ao ano anterior", afirma. As reclamações sobre contas de depósito diminuíram 2,8%", adianta o Banco de Portugal em comunicado.
O banco central divulgou hoje a Sinopse de Atividades de Supervisão Comportamental, concluindo que em 62% das reclamações encerradas "não foram detetados indícios de infração por parte da instituição reclamada" e que nos restantes 38% "a situação reclamada foi resolvida por iniciativa da instituição ou por atuação do Banco de Portugal".
No primeiro semestre de 2017, a instituição liderada por Carlos Costa emitiu 230 determinações específicas dirigidas a 46 instituições "exigindo a correção das irregularidades detetadas na sequência das atividades de supervisão comportamental".
Neste âmbito, o BdP instaurou 37 processos de contraordenação contra 17 instituições, "que incidiram sobretudo sobre a comercialização de crédito aos consumidores (11 processos) e as regras de comunicação de informação à central de responsabilidades de crédito (9 processos)".
Até junho deste ano, o banco central conduziu 40 ações de inspeção aos balcões, 54 aos serviços centrais e 216 ações de inspeção à distância às instituições de crédito no âmbito da supervisão dos mercados bancários de retalho, dando "prioridade à fiscalização dos serviços mínimos bancários, do crédito ao consumo e do envio da fatura-recibo".
No que diz respeito à fiscalização do crédito ao consumo, o BdP conduziu 37 ações de inspeção aos serviços centrais das instituições supervisionadas e 46 ações de inspeção à distância.
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