“A operação de concentração em causa consiste na aquisição, pela Galp Gás Natural Distribuição do controlo exclusivo da Tagusgás – Empresa de Gás do Vale do Tejo e respetiva subsidiária, a Tagusgás Propano”, lê-se na publicação, que dá conta de a notificação ter sido efetuada à AdC na passada terça-feira.

Há pouco mais de duas semanas, a operação de compra de 58,03% do capital social da Tagusgás já tinha sido notificada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) e, segundo um comunicado, iria custar 32 milhões de euros.

Depois de a operação de compra ser aprovada pelos reguladores, a Galp Gás Natural Distribuição vai passar a deter 99,36% do capital social da Tagusgás, tendo em conta que já detém 41,33%.

A Galp Gás Natural Distribuição é a principal distribuidora de gás natural em Portugal, controlando oito das 11 empresas de distribuição de gás natural que operam no país.

A Tagusgás tem a concessão da distribuição de gás natural na região do Vale do Tejo (distritos de Santarém e Portalegre), enquanto a Tagusgás Propano tem a concessão da rede de distribuição de gás natural em média e baixa pressão e comercializa gás natural em regime de CURR (último recurso retalhista) na área concessionada.