“Estão aprovados e em execução 51,9 milhões de euros em investimentos produtivos, 24,5 milhões de euros em inovação e 3,9 milhões de euros em aconselhamento/consultoria ao aumento da capacidade produtiva em aquicultura”, disse Ana Paula Vitorino durante uma audição parlamentar na Comissão de Agricultura e Mar.
De acordo com a governante, foram aprovados 44 projetos produtivos que têm como objetivo aumentar a produção da aquicultura na ordem das sete mil toneladas.
“Os resultados obtidos até agora são evidentes: com os aumentos da produção verificados em 2016 face a 2015, cerca de 18% em volume, e 39% em valor, estamos confiantes que iremos atingir o objetivo definido no Plano Estratégico da Aquicultura de atingir as 20 mil toneladas de produção em 2020”, referiu.
Apesar de não avançar números, a líder do Ministério do Mar afirmou que, de acordo com um recente relatório da União Europeia, Portugal ocupa o segundo lugar, logo após a Itália, “com os lucros operacionais da atividade aquícola a crescer”.
Fazendo um balanço da sua área governativa, Ana Paula Vitorino avançou que até 2018 os compromissos assumidos pelo programa Mar 2020 atingiram 310,6 milhões de euros, tendo até agora sido liquidados 119,6 milhões de euros.
“Destaco o contributo do Mar 2020 para inovação e transferência de conhecimento, de que são beneficiárias as universidades, centros universitários e o IPMA [Instituto Português do Mar e da Atmosfera], cujos projetos ascendem a 32,6 milhões de euros de apoio público, cerca de 10% do total do programa”, acrescentou.
Comentários