Objetivo desta iniciativa é potenciar a geração de ideias inovadoras e o crescimento e criação de novos negócios nos domínios de especialização económica da Região Oeste.

Entre os objetivos estratégicos do projeto estiveram a dinamização do ecossistema empreendedor, identificando, estimulando e apoiando os agentes de inovação — passando pela realização de sessões de sensibilização e informação; concursos, conferências e seminários; sessões de networking que facilitam o contacto entre empreendedores, mentores e investidores, e, de forma mais prática, o desenvolvimento de material promocional, aquisição de espaços publicitários para a disseminação de projetos; a mobilização da marca Oeste Portugal; a criação de um Espaço Empresa OesteCIM dedicado aos empresários, além de uma plataforma de partilha de conhecimento e disponibilização de medidas de simplificação administrativa e de apoio à capacitação de investimento.

No total, estas iniciativas contaram com mais de 2.200 participantes e visam, sobretudo, garantir que existe um acompanhamento dos projetos, criando condições para que continuem a crescer.

créditos: Oeste CIM

Na sessão de encerramento do projeto “Promoção do Espírito Empresarial”, que teve lugar no final de janeiro, Jorge Barosa, representante da Associação Empresarial da Região Oeste, salientou o envolvimento de mais de 8.000 pessoas, com "uma onda muito positiva na região, que tem de ser aproveitada".

Paulo Simões, Primeiro Secretário da Comunidade Intermunicipal do Oeste (OesteCIM), realçou a importância do apoio ao empreendedorismo e de perceber, em política pública, quais os problemas que os empreendedores têm depois de constituírem a empresa.

O responsável anunciou ainda a criação de uma plataforma de crowdfunding — que se encontra em fase de construção — para financiar projetos com base numa filosofia de economia colaborativa.

"É importante mantermos a cultura do empreendedorismo acesa, mas, ao mesmo tempo e paralelamente, constituirmos um modelo de crowdfunding para apoio aos nossos empreendedores", disse.

créditos: Oeste CIM

Na mesma ocasião foi "apresentado o estudo sobre o turismo na Região Oeste que revelou a existência de pouca perceção sobre a localização da Região Oeste e o produto turístico oferece". Conclui-se assim que "é necessário mapear a oferta da região e organizar todas as Câmaras para falarem numa só voz e alterar a perceção do turista, criando nele a noção de 'distância curta' em relação ao Oeste", salienta a OesteCIM em comunicado.

A par, foi apresentado ainda o projeto FORTITUDE, que visa apoiar o empreendedor e combater as maiores causas de insucesso das ideias de negócio. Para tal, o projeto analisa, em primeiro lugar, as necessidades de mercado para, a partir daí, formar uma equipa especializada e testar a ideia para que o empreendedor se foque apenas no crescimento do negócio.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.