No mesmo período, o resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) ajustado recuou 6%, para 1.007 mihões de euros.

Estes dados incluem serviços de suporte e excluem o negócio grossista de voz internacional.

No ano passado, o investimento (CAPEX) cresceu 3,9%, face a 2016, para 458,2 milhões de euros.

As receitas da Meo no quarto trimestre recuaram 1,8% em termos homólogos, para 536 milhões de euros, "no novo perímetro incluindo suporte de serviços e excluindo o negócio de voz internacional grossista que está a ser vendido".

No último trimestre do ano, o EBITDA ajustado da Altice Portugal recuou 6,7%, para 245 milhões de euros, com a redução de margem de 2,4 pontos percentuais para 45,8%, reflexo da perda da margem quer no segmento consumo, quer no segmento empresarial, como consequência do forte ambiente competitivo.

No quarto trimestre, as receitas fixas no segmento B2C recuaram 6,4%, para 158 milhões de euros, "devido a anteriores perdas de clientes fixos (-2,8% em termos anuais) e a uma diminuição do ARPU [receita média por cliente] total fixo (-3,8%), no seguimento de decisões regulatórias durante o terceiro trimestre de 2017", de acordo com a Altice Portugal.

A receita do segmento empresarial (B2B) "tem vindo a aumentar consecutivamente a cada trimestre, desde que o grupo Altice assumiu a gestão da Altice Portugal", refere a operadora de telecomunicações.

O negócio do segmento fixo B2B cresceu 0,1% no último trimestre do ano passado, para 101 milhões de euros, e o móvel B2B avançou 1,9%, para 52 milhões de euros.

De acordo com a Altice Portugal, "este aumento de receita no quarto trimestre de 2017 é o primeiro em muitos anos, sendo esta evolução positiva resultante de uma estratégia de foco na retenção dos clientes empresariais, crescimento no segmento PME [pequenas e médias empresas]", bem como receitas de serviços de armazenamento de dados 'cloud' e de tecnologias.

As outras receitas subiram 36,2% sustantadas no desempenho da Altice Labs.

No último trimestre, o crescimento da fibra acelerou, atingindo adições líquidas de clientes de 142 mil no ano (incluindo migrações de tecnologia), cerca do dobro de 2016.

Segundo a Altice, tal atingiu "um recorde de 43 mil novos clientes de fibra no quarto trimestre", contra 29 mil no período homólogo de 2016.

"A aceleração no crescimento da fibra permitiu que o parque de clientes do negócio fixo crescesse no quarto trimestre 6.000 adições líquidas, representando o melhor desempenho nos últimos cinco anos", acrescenta.

No que respeita aos clientes móvel pós-pago B2C, "voltou a melhorar no quarto trimestre de 2017, com adições líquidas de 33 mil clientes (contra 12 mil perdas no quarto trimestre de 2016), devido ao investimento da Altice Portugal em rede e ao contínuo sucesso da estratégia de convergência".

No segmento empresarial, a base de clientes móveis evoluiu 2% em termos anuais, com adições líquidas de 13 mil clientes no quarto trimestre, apesar da maior concorrência.

A rede da Altice Portugal atinge mais de quatro milhões de casas passadas.