O acesso a informação é considerado como um dos elementos chave para o crescimento de um setor ou negócio. Por isso, à medida que se verifica o crescimento do setor das startups em Portugal, e que o mesmo ganha relevância internacional, torna-se premente uma ferramenta como a que foi lançada pela Startup Portugal, que dá pelo nome de Startup Hub.

O Startup Hub tem como objetivo agregar e mapear toda informação relativa ao empreendedorismo em Portugal. Assim, reúne numa única base de dados, uma lista compreensiva de startups, investidores, programas de aceleração, incubadoras e medidas de apoio. Cada lista inclui ainda informação especifica de cada membro, tais como dados de contacto, moradas, redes sociais e até, no caso das startups, o seu estado de financiamento.

Lançada pela entidade responsável pela promoção da estratégia nacional do empreendedorismo em Portugal, esta é uma base de dados construída pela comunidade, já que o site permite que cada membro se registe ou atualize a informação a que lhe corresponde. Deste modo, a atualização da informação é mais rápida e fácil e todos são envolvidos no processo.

Uma das vantagens deste processo é possibilitar a construção duma representação visual, geográfica e em tempo real, do chamado ecossistema português [termo utilizado no setor para designar tudo aquilo que compõem o empreendedorismo], o que permite uma melhor análise à sua dimensão, dinâmica e impacto económico.

O seu nível de detalhe permite também a eliminação de barreiras, seja porque facilita o acesso a recursos e medidas de apoio, seja porque fomenta a conexão entre as diferentes partes na criação de sinergias e na procura de trabalhos em conjunto.

Este espírito de entreajuda é já visível, uma que vez que são já várias as empresas, tais como a Amazon, EY- Ernest & Young, Shopkit, 360imprimir e Revolut, que se associaram à plataforma, disponibilizando vantagens e descontos a todos aqueles que se encontrem já registados.