A informação foi divulgada na segunda-feira pelo Serviço Nacional dos Caminhos de Ferro marroquino (ONCF, na sigla em francês).

O comboio já circulou na segunda-feira a 275 quilómetros por hora, num troço de 110 quilómetros, entre Kenitra e Tanger, no norte do país, na presença do ministro dos Negócios Estrangeiros francês, Jean-Yves Le Drian, que foi ver os progressos deste projeto “emblemático da relação bilateral franco-marroquina”.

O custo total do projeto, financiado pela França em 50%, ascende a 22,9 mil milhões de dirhams (cerca de dois mil milhões de euros), um desvio em cerca de 15% a mais em relação às estimativas iniciais, feitas em 2007, segundo os números divulgados na segunda-feira.

“Estamos a menos de nove milhões de euros por quilómetros, que compara com um padrão europeu de 20 milhões de euros”, sublinhou Rabii Lakhlii, o presidente do ONCF.

Esta linha ferroviária de alta velocidade vai ligar a capital económica do reino, Casablanca, a capital administrativa, Rabat, e o polo marítimo de Tanger em um pouco mais de duas horas, contra quase cinco atualmente.

Os caminhos-de-ferro marroquinos esperam seis milhões de passageiros depois de três anos de funcionamento.

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