A Casa Branca reverteu hoje a medida de congelar o financiamento de agências federais, o que causou confusão sobre programas de seguro de saúde, distribuição de alimentos e apoio a veteranos.
Os empréstimos a particulares aumentaram 4,2% em 2024, a maior subida desde 2008, tendo os créditos ao consumo registado um crescimento de 7,5%, o maior desde 2019, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
As empresas comunicaram 497 despedimentos coletivos em 2024, o que representa um aumento de 15,3% (mais 66) face a 2023, superando os números nos três anos anteriores, segundo dados da Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho (DGERT).
Os juros da dívida portuguesa estavam hoje a subir a dois, a cinco e a 10 anos em relação a segunda-feira, alinhados com os de Espanha, Irlanda e Itália.
O conglomerado norte-americano de semicondutores Nvidia 'afundou' hoje em Wall Street ao desvalorizar 17%, no seguimento de notícias sobre a chinesa DeepSeek, que apresentou na semana passada um modelo de inteligência artificial (IA) de baixo preço.
Os juros da dívida portuguesa estavam hoje descer a dois, a cinco e a 10 anos em relação a sexta-feira, alinhados com os de Espanha, Grécia, Irlanda e Itália.
Os contribuintes que em 2024 tiveram rendimentos de capitais, como juros, e rendimentos não sujeitos a IRS, como ajudas de custo ou subsídio de refeição, de valor superior a 500 euros vão ter de os declarar no IRS. A alteração pode ter impacto na concessão de apoios que dependem do rendimento — como
A presidente do Banco Central Europeu (BCE) respondeu hoje às críticas de Donald Trump de que a Europa trata de forma injusta o seu país com um apelo para que trabalhem juntos e respeitem as regras.
A Euribor desceu hoje a três e a seis meses, no prazo mais curto para um novo mínimo desde fevereiro de 2023, e subiu a 12 meses em relação a quinta-feira.
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, abriu a frente de uma guerra comercial, confirmando a intenção de impor tarifas de 25% sobre os produtos do Canadá e México, a partir de 01 de fevereiro.
A União Europeia está "pronta a defender os seus interesses económicos", garantiu hoje em Bruxelas o comissário europeu para os Assuntos Económicos, Valdis Dombrovskis, quando questionado sobre a ofensiva de Donald Trump em matéria de tarifas.
O número de desempregados inscritos nos centros de emprego subiu 5,7% em dezembro de 2024, em termos homólogos, e 4,1% face a novembro, para 335.665, segundo dados divulgados hoje pelo IEFP.
A taxa de juro média anual implícita nos contratos de crédito à habitação foi de 4,372% em 2024, contra 3,612% no ano anterior, tendo a prestação média anual subido 42 euros (11,5%) para 404 euros, anunciou hoje o INE.
Sete em cada dez empresas são contra a implementação da semana de quatro dias, sobretudo no comércio, indústria e construção, e 71% das que concordam defendem que a medida deveria ser facultativa, segundo um inquérito hoje divulgado.
A produção na construção aumentou em novembro na zona euro e na União Europeia (UE) quer em termos homólogos quer em cadeia, com Portugal a apresentar a maior quebra na comparação mensal (-3,9%), divulga hoje o Eurostat.
Cerca de 7.000 pessoas, segundo a polícia, manifestaram-se hoje em Almaraz, em Espanha, em defesa do não encerramento da central nuclear local, para que esta continue a ser um "motor de vida e de progresso".
A economia portuguesa teve um excedente externo de 9.767 milhões de euros entre janeiro e novembro passados, mais 4.231 milhões de euros face ao mesmo período de 2023, segundo o BdP.
Os preços na produção industrial aumentaram em média 0,3% em 2024, após uma variação nula registada no ano anterior, avançou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).