A agência de notação financeira Moody’s subiu hoje o ‘rating’ de Portugal de ‘Baa2+’ para ‘A3‘, mas baixou a perspetiva de positiva para estável, anunciou em comunicado.
Foi esta sexta-feira publicado o decreto-lei que fixa o salário mínimo nacional para 820 euros a partir de 1 de janeiro de 2024. Com este valor, o Salário Mínimo Nacional "entra nos 10 mais elevados" da União Europeia.
O orçamento da Câmara de Vila Nova de Gaia para 2024 é de 271,9 milhões de euros, tendo uma diminuição de 25 milhões de euros, segundo relatório a que a Lusa teve hoje acesso e que é votado segunda-feira.
A economia portuguesa apresentou um excedente externo de 6.219,7 milhões de euros até setembro, que compara com um défice de 1,606,6 milhões de euros em igual período de 2022, divulgou hoje o Banco de Portugal (BdP).
O Ministério Público sul-coreano pediu hoje cinco anos de prisão para o presidente executivo da Samsung Electronics, Lee Jae-yong, por fraude contabilística e manipulação de preços de ativos na bolsa.
O consumo humano de antibióticos diminuiu 2,5% na União Europeia (UE) entre 2019 e 2022, indicando um "progresso lento" em relação à meta fixada para 2030 de redução de 20% da ingestão destes medicamentos, foi hoje divulgado.
A Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (Anpg) angolana recebeu 53 propostas no concurso de licitação 'onshore' de 12 blocos petrolíferos das bacias terrestres do Baixo Congo e do Kwanza, anunciou hoje a concessionária nacional.
Os bancos já receberam milhares de pedidos para fixação da prestação do crédito à habitação, e por um valor inferior ao atual, segundo disseram responsáveis dos principais bancos na conferência 'Banca do Futuro'.
A Comissão Europeia abriu hoje um processo de infração a Portugal devido aos impostos especiais de consumo sobre o vinho, dando dois meses como prazo de resposta à carta de notificação.
A Cepsa passou de um lucro para um prejuízo de 116 milhões de euros até setembro, penalizada pelo pagamento de 323 milhões de euros do imposto extraordinário sobre as empresas do setor energético, anunciou hoje a empresa petrolífera espanhola.
O grupo tecnológico Siemens obteve um lucro líquido atribuível aos acionistas de 7.949 milhões de euros no exercício fiscal de 2023, concluído em setembro, cerca do dobro do registado no ano fiscal anterior, anunciou hoje.
O governador do Banco de Portugal disse hoje que o país vive um momento de reflexão, citando versos de David Mourão-Ferreira sobre o risco de ser livre pensador, e aconselhou os bancos a usarem os lucros "merecidos" para prepararem o futuro.
O Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE) considerou hoje que o cálculo português do imposto sobre veículos matriculados noutro Estado-membro é contrário ao direito comunitário.
Um estudo conclui que 74% dos portugueses estão a cortar nos gastos, enquanto 30% estimam utilizar as poupanças para pagar contas do dia-a-dia dada a inflação e a subida dos juros, segundo um relatório da Intrum.
A subida da tributação das cigarrilhas prevista no Orçamento do Estado para 2024 (OE2024) vai ser feita de forma faseada ao longo dos próximos três anos, segundo uma proposta de alteração do PS.
O PCP saudou hoje o recuo no agravamento do IUC, proposto pelo PS, mas considerou que não apaga “as características essenciais” do Orçamento do Estado, que disse não responder aos problemas do país e conter “injustiças fiscais”.
O PS quer permitir uma dedução de 200 euros em IRS para despesas com serviço doméstico e equiparar o limite de taxa bancária aplicada aos cartões de refeição ao dos comuns cartões de débito.
A Comissão Europeia disse hoje não antever impactos da crise política em Portugal no investimento no país, saudando a decisão de aprovar o Orçamento do Estado para 2024 (OE2024), apesar das eleições antecipadas de março do próximo ano.
O presidente do Automóvel Club de Portugal (ACP) disse hoje que a proposta do PS para eliminar aumento do Imposto Único de Circulação (IUC), no OE2024, já era esperada devido à revolta popular e ao cenário de eleições.
A Comissão Europeia reviu em alta a taxa de inflação em Portugal para 5,5% em 2023 para 3,2% em 2024, de acordo com as previsões económicas divulgadas hoje.
A Comissão Europeia cortou hoje ligeiramente a previsão de crescimento económico de Portugal para 2,2% este ano, ficando em linha com o Governo, e para 1,3% em 2024.
A Comissão Europeia estima que a inflação já tenha atingido o pico na zona euro e na União Europeia (UE), após mínimos de dois anos em outubro, devendo fixar-se em, respetivamente, 5,6% e 6,5%, e continuar a descer.
A economia da China deu sinais de retoma, em outubro, com as vendas a retalho e a indústria transformadora a crescerem, embora o setor imobiliário continue a contrair, indicam dados oficiais hoje divulgados.
A Comissão Europeia divulga hoje as previsões económicas de outono, que serão de um crescimento económico contido pelo contexto "desafiante" relacionado com as tensões geopolíticas, nomeadamente no Médio Oriente, sem se prever recessão.