Em comunicado, aquele ministério referiu que os laboratórios de virologia processaram desde sexta-feira 363 amostras, das quais 34 deram resultado positivo para o novo coronavírus no concelho da Praia, capital do país, ilha de Santiago.

Foram igualmente confirmados seis novos casos da doença na ilha do Sal, o segundo principal foco de transmissão no arquipélago, depois do concelho da Praia.

A ilha do Fogo, que esta semana diagnosticou os primeiros casos da doença, confirmou mais dois infetados nas últimas 24 horas, enquanto na ilha de São Nicolau foi confirmado mais um infetado com covid-19.

Foram ainda consideradas recuperadas da doença 40 pessoas nas últimas 24 horas.

Cabo Verde passa assim a contar com um acumulado de 3.455 casos da doença desde 19 de março, quando foi diagnosticado o primeiro doente com covid-19, distribuídos por oito das nove ilhas habitadas, e 37 mortos.

Desse total, 878 casos permanecem ativos e 2.538 foram dados como recuperados, enquanto dois cidadãos estrangeiros infetados foram transferidos para os países de origem, segundo os dados do Ministério da Saúde.

A pandemia de covid-19 já provocou pelo menos 800 mil mortos e infetou mais de 23 milhões de pessoas em 196 países e territórios, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

PVJ // JPS

Lusa/Fim