"O SEAL congratula-se pelo modo sério, e digno, como decorreram as negociações, cujo resultado se traduziu na celebração dos três IRCTs [instrumentos de regulação coletiva de trabalho], num relevante aumento salarial para os trabalhadores portuários filiados no SEAL (superior a 10%) e também na fixação contratual de aumentos salariais anuais de 1% acima da inflação durante toda a vigência dos IRCTs", referiu a estrutura, em comunicado.

Os acordos foram assinados entre os representantes dos trabalhadores e a Empresa de Tráfego e Estiva, a LISCONT -- Operadores de Contentores e o Terminal Multiúsos do Beato -- Operações Portuárias.

"Depois de anos de luta, foi possível o regresso das progressões automáticas dos trabalhadores portuários, mediante critérios de avaliação objetivos, e também o regresso a um só regime de contratação coletiva para todos os trabalhadores", realçou o sindicato.

O SEAL disse ainda estar confiante que os três acordos vão ser integralmente cumpridos e que "nos próximos 10 anos, o porto de Lisboa viverá uma época de prosperidade e paz social".

MPE // EA

Lusa/Fim