Hamilton Jair Fernandes sucede a Humberto Lélis no cargo e foram ainda designadas Vânia Rodrigues e Dilma Cruz como vogais executivas.

Antes de assumir a administração da estatal Inforpress, em fevereiro de 2023, Jair Fernandes desempenhou funções como presidente do Instituto do Património Cultural (IPC).

O novo responsável pelo turismo cabo-verdiano é doutorado em História e Património pela Universidade de Évora, mestre em Arqueologia e Património pela Universidade Autónoma de Madrid, pós-graduado em Turismo Cultural pela Universidade de Barcelona e licenciado em História, com especialização em Arqueologia, pela Universidade de Coimbra.

Criado em 2019, o Instituto do Turismo de Cabo Verde tem como missão regular e fiscalizar o setor turístico, implementar políticas e estudos nacionais e internacionais, e promover Cabo Verde como destino turístico de excelência.

A instituição dispõe de duas delegações: uma em São Vicente, que serve as ilhas do norte, e outra na cidade da Praia, com abrangência para a região sul do arquipélago.

Depois desta nomeação, aguarda-se a designação de um novo administrador da Inforpress que Lourenço Lopes, secretário de Estado para a Comunicação Social, remeteu hoje para os próximos dias, prometendo continuidade do que classifica como "bom trabalho" da agência.

RS // PSC

Lusa/Fim