"No caso de sistemas de pagamentos de Angola, o Banco Nacional de Angola está engajado na conclusão dos testes de adesão à Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC, na sigla inglesa) RTGS para efetiva participação na plataforma regional de pagamentos", afirmou hoje o diretor do departamento dos Sistemas de Pagamentos do BNA, Edgar Bruno.

O banco central angolano está igualmente a "ajustar e reforçar" o seu quadro regulamentar com o objetivo de "estabelecer modelos adequados de gestão, de supervisão e superintendência" e neste momento "está em curso a revisão da Lei dos Sistemas de Pagamentos de Angola", disse.

Falando na abertura de uma conferência sobre RTGS, que decorre até quinta-feira, em Luanda, o responsável deu conta que está também em revisão toda a legislação complementar à Lei dos Sistemas de Pagamentos.

"Estando também a trabalhar intensamente na implementação dos pagamentos móveis e instantâneos um exercício que conta com assistência técnica do Banco Mundial (BM) ", assegurou, referindo que nessa conjuntura de mudanças as exigências são cada vez maiores.

O diretor do departamento dos Sistemas de Pagamentos do banco central angolano reconheceu que os países da SADC têm diferentes estádios de desenvolvimento nos sistemas de pagamentos, mas esses, observou, continuam a apresentar "desafios comuns".

"Exigindo da parte do regulador e supervisor uma atenção redobrada e permanente de forma a assegurar o pleno funcionamento dos mesmos com base nos princípios e boas práticas internacionais reconhecida", apontou.

Na ocasião, o presidente do Órgão de Administração do Regime de Pagamentos (PSB, na sigla inglesa) da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), Andrew Mugari, exortou hoje as autoridades angolanas a inserirem o kwanza no sistema integrado de pagamento eletrónico regional.

DYAS // PJA

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.