"O governo brasileiro tem a satisfação de informar que o governo da República Portuguesa concedeu 'agrément' [autorização] a Luiz Alberto Figueiredo Machado como embaixador extraordinário e plenipotenciário do Brasil naquele país", lê-se numa nota do Ministério das Relações Exteriores divulgada quarta-feira.

Atual embaixador do Brasil nos Estados Unidos, Luiz Alberto Figueiredo Machado foi ministro das Relações Exteriores entre 2013 e 2014, no final do primeiro mandato de Dilma Rousseff.

O diplomata desempenhou ainda o cargo de secretário-executivo da Comissão Nacional do Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável.

Com uma longa carreira como diplomata, Luiz Alberto Figueiredo Machado serviu anteriormente na Missão do Brasil junto das Nações Unidas e nas embaixadas em Santiago, Chile, em Washington, Estados Unidos, e em Otava, Canadá.

O diplomata trabalhou também na Missão do Brasil junto da agência da ONU para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) entre 2003 e 2005 e, mais recentemente, em 2013, atuou como representante permanente do Brasil junto das Nações Unidas em Nova Iorque.

A escolha do nome que irá substituir Mário Vilalva como máximo representante do Brasil em Lisboa ainda deverá ser submetida à apreciação do Senado Federal.

ANYN // EL

Lusa/Fim