A lista de governantes proposta pelo primeiro-ministro indigitado, Mari Alkatiri, foi já assinada pelo chefe de Estado, Francisco Guterres Lu-Olo, e publicada no Jornal da República, permitindo a realização da cerimónia oficial de posse, às 16:00 (08:00 em Lisboa) no Palácio Nobre de Lahane.

Dos cerca de 30 elementos que o novo governo timorense vai ter, apenas 12 vão ser empossados esta tarde, com vários a acumularem temporariamente outras funções.

O Executivo é liderado por Mari Alkatiri, que regressa à chefia do Governo, que ocupou entre 20 de maio de 2002 - foi o primeiro primeiro-ministro desde a restauração da independência e o segundo desde a declaração da independência - e 26 de junho de 2006, quando se demitiu na sequência da crise política que Timor-Leste vivia na altura.

Alkatiri, que será também ministro do Desenvolvimento e de Reforma Institucional, tem ainda como áreas de responsabilidade as Zonas Especiais de Economia Social de Mercado de Timor-Leste (Oecusse e Ataúro e quatro "Zonas Especiais de Desenvolvimento de Território Nacional") e as Infraestruturas.

Temporariamente e até que tome posse o ministro da Justiça, Alkatiri, líder da Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente (Fretilin), vai acumular a responsabilidade nesta área.

O Governo vai ter quatro ministros de Estado, sendo que, neste dia, só tomam posse três: José Ramos-Horta (ex-Presidente da República), que será também conselheiro para Segurança Nacional, Rui Araújo (ex-primeiro-ministro), que será ainda ministro da Saúde, e Estanislau da Silva, que será ainda ministro da Agricultura, cargo que ocupou no VI Governo.

Adriano Nascimento, do Partido Democrático (PD), será o ministro na Presidência do Conselho de Ministros, e Aurélio Guterres, ex-reitor da Universidade Nacional de Timor Lorosa'e (UNTL), o ministro de Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Valentim Ximenes toma posse como ministro da Administração Estatal e Rui Augusto Gomes, ex-chefe da Casa Civil do ex-Presidente timorense Taur Matan Ruak, será o ministro do Plano e Finanças.

José Somotxo será o ministro da Defesa, enquanto o cargo de ministro da Educação - que não toma posse hoje - vai ser acumulado temporariamente por Rui Araújo, sendo empossada como vice-ministra a ex-deputada do PD Lurdes Bessa.

António da Conceição (PD), anterior ministro da Educação, será o novo ministro do Comércio e Indústria e Florentina Martins Smith (Fretilin) vai liderar a pasta da Solidariedade Social.

Temporariamente, o cargo de ministro dos Recursos Minerais será acumulado por Estanislau da Silva.

ASP // EJ

Lusa/Fim

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.